Antes de um treino ou competição, o ideal é fazer antecipadamente algumas verificações na bicicleta, para confirmar que está pronta para rolar no seu melhor estado.
Estas são as 6 verificações que deves fazer antes de sair para pedalar:
1. Corrente

Uma corrente bem lubrificada aumenta o tempo de via da tua transmissão e torna a pedalada menos barulhenta reduzindo o atrito. Usa o lubrificante correto para o tipo de condições climatéricas. Deixa o lubrificante penetrar na corrente pelo menos durante alguns minutos antes de saires para pedalar.
2. Rodas

Certifica-te de que as rodas estão bem encaixadas, alinhadas e o Quick-Release bem apertado. Tem atenção para não apertar demais, pois isso pode danificar os rolamentos.
Se tiveres oportunidade, verifica também os raios, estes precisam de re-apertos de tempo em tempo. Se os raios não estiverem com o aperto ideal, podem partir, o que pode provocar danos à roda, tornando o prejuízo maior.
3. Pneus

Verifica a pressão dos pneus, e ajusta-o ao tipo de terreno que vais enfrentar. Outro ponto importante é verificar o estado de uso e conservação dos pneus, se estiverem muito gastos, não arrisques! Nos dias de piso molhado, podes usar menos pressão para obter mais tracção e para oferecer mais conforto.
4. Tensão dos parafusos

Verifica os parafusos em torno da bicicleta (selim, guiador, pinça, etc.) para garantir que estão bem apertados e e com tensão suficiente para evitar acidentes. Não é obrigatório usar uma chave de torque, apenas sente aqueles que te parecem soltos e dá um aperto. Leva posteriormente à oficina para corrigir o torque dos parafusos.
5. Travões

Verifica o desgaste das pastilhas dos travões e confirma se tem a espessura suficiente para travar com segurança em quaisquer condições meteorológicas. Pedalar com pastilhas muito desgastadas além de afectar a performance da travagem pode também danificar os discos. Trava duas ou três vezes para confirmar que o travão está bem afinado ou bem sangrado. >Leia os 10 cuidados a ter com os discos de travão
6. Limpar a suspensão

É importante fazer uma boa limpeza nas suspensões, para evitar a acumulação de detritos no retentor, afim de eliminar o atrito. Se já não o fizeste no fim da última pedalada, é recomendável que limpes as bainhas com uma toalha de papel ou até mesmo com papel higiénico. Se for um pano, utiliza um mais macio. Coloca o papel à volta da baínhas e limpa de baixo para cima, aplicando pouca pressão. Limpa também à volta dos retentores.
Esperamos que estas dicas sejam úteis, e pedalem muito!