A empresa germânica SKS, lançou recentemente para o mercado a sua primeira bomba de pé para ciclismo. Esta bomba conta com uma design ergonómico, que facilita um bombeamento de alta pressão ao mesmo tempo que “poupa” as costas do utilizador. A AIRSTEP foi premiada com o prémio iF Design Award 2019, na categoria de design.

A AIRSTEP combina as capacidades de uma bomba de pé clássica e a mais recente tecnologia “Made in Germany”. Construída com base num design bem concebido, o seu principal objectivo é facilitar a insuflação dos pneus. Permitindo desta forma, que se use o pé para bombear em vez dos braços, mas sem os típicos problemas das antigas bombas de pé!

A Airstep é constituída por uma base robusta em alumínio, que faz com que a bomba fique sempre bem assente no solo e absorva as vibrações. E para garantir que existe uma boa área para pousar o pé e de este que não desliza com facilidade, existe um pedal de grandes dimensões.

Estas duas principais características a somar à tecnologia e design usados na sua concepção, permitem encher um pneu com praticamente dificuldade zero, mesmo em altas pressões. Isto porque o pedal mantém-se sempre leve e não se nota praticamente diferença entre as baixas ou altas pressões. O retorno do pedal também é suave e evita aqueles saltos típicos das bombas de pé.

Em comparação com as bombas convencionais, a Airstep reduz consideravelmente o esforço que o utilizador faz ao bombear. Contribuindo para uma melhor postura e menos esforço na coluna. O produto traz o selo de “aprovado” pela SQLabs Ergonomics.

Consegue encher até 102psi/7bar e para isso usa uma cabeça compatível com válvulas Presta e Schrader. Possui uma mangueira em espiral, com cerca de 1 metro, que se enrola e é armazenada ao redor do manómetro. Manómetro esse, de grandes dimensões e fácil leitura.

Quando não está a ser usada, a Airstep tem um fecho que permite mante-la comprimida, e pode ser pendurada na parede.

Veredicto

A qualidade de construção é muito boa e em termos de conforto e facilidade de enchimento, a Airstep consegue pontuação máxima, mesmo em pressões altas. O design e tecnologia usados na bomba, permitem manter o pedal sempre leve durante todo o processo de encher o pneu.

A Airstep, na minha opinião, apenas perde para as “bombas de mão” de grande porte pelo facto de não possibilitar bombadas continuas a um ritmo mais acelerado, o que impede por exemplo de acamar pneus tubeless na sua primeira insuflação. Isto devido ao retorno do pedal ser suave.

O espaço de armazenamento integrado para a mangueira espiral, a sua forma compacta e o suporte de parede fazem também dela uma bomba fácil de armazenar.

Se tivermos em conta estes factores, é uma boa opção a ter em conta como bomba de serviço, principalmente por aqueles que preferem usar as pernas invés dos braços e não sacrificarem a coluna!

REVISÃO GERAL
Desempenho
8
Construção
9
Preço
7
Fundador e editor do bttclub.pt. Gosto dos desafios e da aventura que as duas rodas me proporcionam, mas acima de tudo gosto da liberdade do pedal! Nada se compara aquela sensação de pedalar na manhã fresca acompanhada do raiar do sol...