A empresa germânica SKS, lançou recentemente para o mercado a sua primeira bomba de pé para ciclismo. Esta bomba conta com uma design ergonómico, que facilita um bombeamento de alta pressão ao mesmo tempo que “poupa” as costas do utilizador. A AIRSTEP foi premiada com o prémio iF Design Award 2019, na categoria de design.
A AIRSTEP combina as capacidades de uma bomba de pé clássica e a mais recente tecnologia “Made in Germany”. Construída com base num design bem concebido, o seu principal objectivo é facilitar a insuflação dos pneus. Permitindo desta forma, que se use o pé para bombear em vez dos braços, mas sem os típicos problemas das antigas bombas de pé!
A Airstep é constituída por uma base robusta em alumínio, que faz com que a bomba fique sempre bem assente no solo e absorva as vibrações. E para garantir que existe uma boa área para pousar o pé e de este que não desliza com facilidade, existe um pedal de grandes dimensões.
Estas duas principais características a somar à tecnologia e design usados na sua concepção, permitem encher um pneu com praticamente dificuldade zero, mesmo em altas pressões. Isto porque o pedal mantém-se sempre leve e não se nota praticamente diferença entre as baixas ou altas pressões. O retorno do pedal também é suave e evita aqueles saltos típicos das bombas de pé.
Em comparação com as bombas convencionais, a Airstep reduz consideravelmente o esforço que o utilizador faz ao bombear. Contribuindo para uma melhor postura e menos esforço na coluna. O produto traz o selo de “aprovado” pela SQLabs Ergonomics.
Consegue encher até 102psi/7bar e para isso usa uma cabeça compatível com válvulas Presta e Schrader. Possui uma mangueira em espiral, com cerca de 1 metro, que se enrola e é armazenada ao redor do manómetro. Manómetro esse, de grandes dimensões e fácil leitura.
Quando não está a ser usada, a Airstep tem um fecho que permite mante-la comprimida, e pode ser pendurada na parede.
Veredicto
A qualidade de construção é muito boa e em termos de conforto e facilidade de enchimento, a Airstep consegue pontuação máxima, mesmo em pressões altas. O design e tecnologia usados na bomba, permitem manter o pedal sempre leve durante todo o processo de encher o pneu.
A Airstep, na minha opinião, apenas perde para as “bombas de mão” de grande porte pelo facto de não possibilitar bombadas continuas a um ritmo mais acelerado, o que impede por exemplo de acamar pneus tubeless na sua primeira insuflação. Isto devido ao retorno do pedal ser suave.
O espaço de armazenamento integrado para a mangueira espiral, a sua forma compacta e o suporte de parede fazem também dela uma bomba fácil de armazenar.
Se tivermos em conta estes factores, é uma boa opção a ter em conta como bomba de serviço, principalmente por aqueles que preferem usar as pernas invés dos braços e não sacrificarem a coluna!