Uma nova ferramenta online possibilita a criação de arquivos no formato GPX a partir dos tracks do Strava… sem ter conta premium!

strava-gpx-down

-Publicidade-

O Strava é uma das maiores redes sociais de desporto, com milhões de tracks no seu website, por isso torna-se muito fácil encontrar um percurso de que gostaríamos fazer download para carregar no GPS, mas para usar essa funcionalidade a partir do Strava é preciso ter conta Premium.

Felizmente existe uma alternativa e explicamos aqui como contornar a subscrição e fazer o download do track desejado já no formato .GPX para depois ser só carregá-lo para o GPS.

 

PASSOS PARA DESCARREGAR O TRACK DO STRAVA:

1. O primeiro passo é aceder ao Strava to GPX através do computador.

2. Ao abrir a página vais ver um Botão no centro “Strava to GPX“. Deves clicar nesse botão com o botão esquerdo do rato e sem largar arrastá-lo para a barra superior, adicionando-o aos teus Favoritos.

strava-gpx-22

 

3. Aceder à pagina do Strava, abrir a actividade desejada e no Mapa clicar no botão Download GPX. Não sendo membro com subscrição, abrirá uma pequena janela onde informa que esta é uma funcionalidade Premium. Agora basta clicares no atalho Strava to GPX da Barra de Favoritos (o que criaste no passo anterior).

strava-gpx-3
Botão Download GPX no Mapa do Strava
strava-gpx-3b

Atalho criado para o Strava to GPX

 

4. De seguida vai abrir um Pop-up onde se pode escolher o nível de detalhe do percurso (mínimo, Normal ou Completo), depois é só clicar em Yeah, GPX Me!

strava-gpx-3a

 

5. Abrirá uma janela a solicitar se pretendes abrir ou guardar o Ficheiro. Escolher Guardar ficheiro, clicar em OK e o ficheiro acabou de ser descarregado para o teu PC. Se fores às transferencias/downloads, o ficheiro vai lá estar.

strava-gpx-46. Depois é só carregar o ficheiro para o GPS, seguindo as instruções de cada fabricante. Se o dispositivo ler ficheiros .GPX óptimo, senão é só uma questão de o converter para o formato desejado. Uma vez com o formato .GPX é o mais comum não deverá existir muita dificuldade.

NOTA: Pelos testes que fizemos, dependendo da actividade e possivelmente das definições daquele atleta, o botão GPX poderá não aparecer no mapa. Contudo se clicarem no atalho Strava to GPX vai fazer download do percurso à mesma. Confirmem no link, se estão mesmo na actividade, tem de conter no link /activities/.

Não verificamos qualquer limitação em relação ao tipo de actividade ou percurso e o que testamos no GPS funcionou bem.
Deixem os vossos comentários e feedbacks. Bons downloads e boas pedaladas! 😉