As meias de compressão foram criadas para ajudar a reduzir a sensação de cansaço e peso nas pernas após provas e treinos longos, diminuindo o risco de lesões. As meias têm a função de barreira elástica para os músculos dos gémeos, comprimindo a musculatura e melhorando o retorno venoso, que aumenta o fluxo sanguíneo na região. Por conta disso, há uma maior oxigenação e remoção de lactato (ácido láctico), responsável pela regeneração mais rápida da área afectada.

meias-compressao-ciclismoNos últimos anos, a oferta de meias e pernitos de compressão para utilização no ciclismo tem aumentado significativamente. Cada vez mais se fala dos benefícios de sua utilização. Mas afinal, existem vantagens em utilizá-las?

Princípios e Ação

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O conceito de terapia de compressão está num simples e eficiente princípio mecânico: a aplicação de uma peça de roupa elástica ao redor da perna.

Ao aplicar uma compressão gradual nas pernas – forte no tornozelo e mais amena na região dos gémeos, as meias de compressão ajudam o retorno venoso, reduzindo os danos às paredes das veias, aliviando com eficiência a dor e a sensação de pernas pesadas.

Além do uso desportivo, a compressão é também utilizada na medicina para tratar algumas doenças, pernas pesadas, varizes, edemas, etc. devido à sensação de alivio rápido.

Compression-socks-techQuais são os benefícios das meias de compressão para ciclismo?

Por proporcionarem conforto térmico, as meias de compressão influenciam diretamente na melhoria do desempenho, tanto em treinos quanto em competições. Outra vantagem do uso da meia de compressão está na melhoria da execução dos movimentos, o que evita o uso incorreto da musculatura e, consequentemente, lesões.

Meias Compressport V2
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Principais benefícios

1. Recuperação pós-treino

As meias de compressão, que podem variar entre tipo e utilização específica, auxiliam no retorno venoso (a quantidade de sangue que chega ao coração por minuto), na diminuição de dor muscular nos gémeos e é eficaz na recuperação do atleta.

Após exercícios de média/alta intensidade, parte do sangue pode ficar estagnado na região dos gémeos. Segundo estudos, a utilização de meias de compressão por apenas 15 minutos pode aumentar a circulação de sangue na região e aumentar a oxigenação sanguínea até 15%. Assim, ajuda a reduzir a fadiga muscular.

2. Prevenção de lesões

A compressão auxilia também na redução do impacto nas fibras musculares quando praticamos exercícios, evitando o surgimento de pequenas lesões e diminuindo consideravelmente as cãibras musculares.

A utilização de meias ou pernitos de compressão durante a prática desportiva irá reduzir esta vibração muscular até 32%, reduzindo assim a fadiga e os danos na região até 43%, reduzindo drasticamente o inchaço e a dor na região dos gémeos. (Estas vibrações são mais evidentes quando a meia de compressão é utilizada em corrida, pois existe uma vibração maior dos músculos da perna que no ciclismo.)

Outra vantagem do uso da meia de compressão está na melhoria da execução dos movimentos, o que evita o uso incorreto da musculatura e, além disso, são importantes aliadas na proteção do tendão de Aquiles e contra pequenas mazelas e raspões.

3. Performance

Além de aumentar significativamente o nível de oxigenação, a utilização de meias ou pernitos de compressão diz-se trazerem ainda benefícios aerodinâmicos. Alguns testes em túnel de vento comprovaram que o seu uso pode resultar numa redução até 90 segundos numa prova de triatlo Ironman.

A ideia da compressão ser utilizada para aumentar o desempenho na bicicleta já foi escrutinada. A UCI parece pensar que existe algum benefício em usar meias de compressão em competição, já que em 2012 eles baniram o seu uso e impuseram uma nova regra: o comprimento da meia não deve ser mais alto que metade do tornozelo e do joelho.

Se esta decisão foi por causa do benefício da própria compressão ou porque as roupas de compressão podem oferecer vantagens aerodinâmicas não é clara.

Adicionalmente, por proporcionarem conforto térmico, as meias de compressão podem também influenciar na melhoria do desempenho, tanto em treinos quanto em competições.

Pernitos Compressport R2
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Contra-indicações

Que sejam conhecidos, não há efeitos colaterais na utilização desportiva, desde que a tabela de tamanhos do fabricante seja seguida à risca.

Como escolher a meia ideal?

A escolha das meias de compressão para ciclismo deve levar em conta muito mais do que o número, elas podem ser escolhidas por tipo: alta, baixa, perneira, ou pelo nível de compressão.

Um ponto importante é avaliar os diferentes graus de compressão das meias. Essa pressão pode ser medida em mmHg (no caso das meias de compressão “medicinais”) ou pela percentagem de elastano que compõe a composição da meia.

Ao escolher sua meia, tenha em conta que a compressão deve ser gradual, ou seja, mais apertada no tornozelo e diminuindo ao longo da perna.

 

Quando utilizar

Além da utilização durante os treinos, as meias de compressão podem ser usadas para uma rápida recuperação pós-treino. Para isto, basta que utilize um modelo de alta compressão por cerca de duas horas depois da pedalada. Após este período, troque por um modelo de média compressão e permaneça com elas durante o resto do dia.

Dissent-Socks-EnduroConclusão

Mesmo não sendo aceites em competições oficiais, o uso das meias de compressão para ciclismo tem proporcionado diversas vantagens para os atletas, além de não apresentarem nenhum tipo de contra indicação.

Vários estudos e opiniões dos especialistas, apontam como única vantagem a recuperação pós treino, onde é visível uma redução do tempo de recuperação, nos casos de longas distâncias percorridas.

A verdade é que se não existe nenhum tipo de contra-indicação para o seu uso no ciclismo, tenha algum beneficio directo ou seja apenas o “efeito placebo” a funcionar, se nos ajudar a ganhar uns segundos no final da prova ou a ficarmos com uma sensação de menos cansaço, porque não usar?

Ao comprar o produto, a pessoa deve procurar por especificações técnicas, uma vez que o tamanho deve ser adequado, assegurando que a compressão não esteja muito forte, nem fraca demais.

E vocês usam meias de compressão? 


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