O Brake Protec (que apresentamos aqui) é uma pequena peça que é colocada na pinça do travão e limpa toda a sujidade e detritos acumulados no disco enquanto se pedala.

Review_Brake_Protec_2É fabricado em impressão 3D num plástico de alta-resistência e possui 2 escovas de latão que fazem a limpeza de todos os detritos que se vão acumulando no disco, isto, enquanto se pedala. Desta forma, a cada rotação do disco, ele é limpo pelas escovas e como resultado, reduz a manutenção dos travões, obtém-se mais poder de travagem em condições adversas e prolonga a durabilidade das pastilhas.
Será verdade? Por isso fomos testar o BrakeProtec!

Montagem

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O Brake Protec está disponível em várias cores, em conjuntos de 1 unidade (compatível com o disco dianteiro ou traseiro) ou o pack duo que inclui 2 unidades de BrakeProtec para a dianteira e traseira. Para a sua montagem, é apenas necessário uma chave sextavada, e devido ao seu peso muito reduzido, praticamente não damos conta de que está aplicado e não acarreta praticamente nenhum peso na bicicleta.

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O Brake Protec é aplicado na pinça do travão, de forma a deixar o disco do travão entre as suas duas escovas de latão. Estas escovas têm como função fazer a limpeza de todos os detritos que ficam agarrados ao disco, reduzindo assim barulhos incomodos e impedindo a acumulação de detritos entre o disco e as pastilhas.

As escovas em latão que fazem a limpeza do disco
As escovas em latão que fazem a limpeza do disco

A montagem do BrakeProtec é muito simples e bastante rápida. É aconselhável a utilização de uma chave torque na aplicação da peça para atingir o torque correcto (6 a 8Nm), uma vez que a peça é fabricada em plástico, é preciso algum cuidado na sua aplicação, pois pode quebrar com alguma facilidade.

Vídeo com a montagem do Brake Protec

O Brake Protec pode ser usado na dianteira ou traseira e pode ser usado em qualquer condição meteorológica ou temperatura.

Teste

Após a colocação do Brake Protec a primeira impressão é sentir-se um ligeiro atrito na roda. Segundo o fabricante são necessários entre 50 a 150 km para acomodar as escovas no disco do travão. Na primeira pedalada ouve-se um zumbido proveniente dos discos, causado pelas escovas de latão a raspar no disco, o atrito é muito pouco e não o suficiente para causar qualquer tipo de dificuldade na pedalada.

Review_Brake_Protec_6Entre muito pó e terra solta, é visível que os discos estão bem mais brilhantes em relação ao habitual e não há qualquer vestígio de sujidade nos mesmos. O poder de travagem está no ponto e com cerca de 30km seguidos a rolar, os discos estão à temperatura normal e não existe qualquer aquecimento com a fricção.

Com cerca de 70km percorridos, o zumbido deixa de se ouvir, as escovas já estão acomodadas aos discos e apenas limpam os detritos não causando nenhum atrito. Com passagens por riachos e trilhos lamacentos, o brake protec cumpre muito bem a sua função de limpeza e acaba com o xiar incomodativo das pastilhas quando têm sujidade. O poder de travagem também está todo lá, acabando com aquela sensação de travagem “esponjosa” muito frequente quando os discos têm lama.

Escovas do Brake Protec após os 70km iniciais
Escovas do Brake Protec após os 70km iniciais

Para “abusar” do Brake Protec, nos últimos quilómetros, foi colocada bastante água directamente na peça e discos. Com o disco húmido a probabilidade de agarrar detritos aumenta e também queria ver como as escovas de latão se portavam com a água. Nos primeiros metros a chiadeira era audivel, o que não era de esperar por menos, mas rapidamente passou e as escovas também secaram bastante rápido. Apesar de serem densas, as escovas não acumulam muita sujidade nelas.

Review_Brake_Protec_11Apesar do cepticismo, a verdade é que existe uma melhoria no poder de travagem em terrenos com muita terra solta e lama usando o Brake Protec. O maior destaque vai para a condição das pastilhas, após uma longa pedalada, que se apresentam em muito melhor estado. Em relação ao aumento da durabilidade das pastilhas, foi algo que não deu para ter provas da usa veracidade, provavelmente só em condições muito extremas se pode confirmar se a limpeza influência de forma significativa para esse resultado.

Review_Brake_Protec_3Estando ciente de que não é um componente indispensável a ter na bicicleta (assim como muitos outros), é um gadget que faz de facto a função para o qual foi desenvolvido e por €35,95, é possível conservar os discos e pastilhas em melhor estado e manter o poder de travagem em condições de lama, isto, com um par de escovas como uma duração aproximada de 10.000Km.

O Brake Protec está disponível em várias cores e por um preço de €21,95 ou €35,95 (kit de 2 unidades). O jogo de escovas de substituição fica por €15,95 (4 unidades).

Mais informações no website do Brake Protec.

REVISÃO GERAL
Desempenho
9
Durabilidade
8
Preço
6.5
Fundador e editor do bttclub.pt. Gosto dos desafios e da aventura que as duas rodas me proporcionam, mas acima de tudo gosto da liberdade do pedal! Nada se compara aquela sensação de pedalar na manhã fresca acompanhada do raiar do sol...