A marca espanhola MSC Bikes conhecida pelas suas bicicletas e variedade de componentes, entrou recentemente no mercado de pneus, e chegou em força! Com uma gama completa para diversas modalidades do Mountain Bike, a marca denominada MSC Tires, disponibiliza pneus com pisos para todos os gostos e em diferentes versões.

Testamos o MSC Tractor, o pneu polivalente apto para uso em diversos terrenos e ficamos surpreendidos com o resultado!

Primeiras Impressões

-Publicidade-

Antes de passarmos à análise do pneu, gostaria de destacar um pormenor da embalagem em que o pneu vem acoplado. A MSC produziu a embalagem com o material e formato adequado para se tornar num guarda lamas para a bicicleta.

Traz a furação adaptada à forqueta, à semelhança dos guarda-lamas disponíveis no mercado, e apenas com 2 abraçadeiras, ficamos munidos de uma guarda-lamas para a bicicleta, que pouco difere daqueles que podemos comprar nas lojas.

Well Done MSC Tires!

Em relação ao pneu que levamos a teste, é o MSC Tractor 29″ x 2.20 TUBELESS READY 2C XC. Um pneu polivalente, com uso optimizado para XC e All Mountain, pois adapta-se a terrenos variados.

Teste

O Tractor conta com a tecnologia ProShield e utiliza duplo composto de borracha. Com 850gr de peso (29″), tem uma composição muito equilibrada e mostrou-se um pneu resistente, onde mesmo em pisos mais exigentes e com pedra, não decepcionou.

O seu piso, como o nome indica, foi desenvolvido para oferecer principalmente tracção, tornado-se assim as suas duas maiores valências: aderência e tracção.

A área de rolamento central, é formada por tacos altos quadrados verticais que garantem uma aderência eficaz às superfícies deslizantes. A distribuição dos tacos em diferentes ângulos dá-lhe uma tracção sob qualquer circunstância.

Os tacos semi-laterais são unidos com uma nervura vertical que proporciona uma maior consistência e estabilidade. Em trilhos mais técnicos e com maior inclinação, o Tractor não desiludiu e esteve sempre à altura das exigências, onde na traseira demonstrou as suas capacidades trepadoras.

Já a área lateral tem blocos rectangulares localizados em duas posições diferentes para fornecer uma aderência extra e os recortes destes tacos foram aplicados na posição vertical e horizontal. Isto fornece um ponto extra de flexibilidade a cada taco, o que garante uma melhor adaptação ao solo e torna o seu comportamento em curva muito bom.

Este formato dos tacos laterais fornecem também uma maior resistência à degradação do composto.

Óptimo quer para pisos secos ou molhados, demonstra-se um pneu muito versátil que tem boa performance em qualquer condição meteorológica. O que faz dele um pneu que pode ser utilizado durante todo o ano, principalmente se for um utilizador que gosta de sentir maior controlo e aderência da bicicleta. Em contra-partida, não é tão rolador e em pisos lisos, nota-se um pequeno arrasto, normal destes tipos de padrões dos tacos.

Conclusão

A MSC Tires chega como “novata” a este mercado, mas os anos de experiência na área muniram-na de conhecimento suficiente para oferecer um excelente produto com uma boa relação preço/qualidade.

O padrão agressivo do Tractor habilitam-no para uma utilização mais exigente de Cross-Country ou mesmo para Trail. A sua capacidade de aderência e versatilidade a vários tipos de terreno e condições meteorológicas fazem deste um pneu muito interessante.

Apesar de ser igualmente bom na dianteira ou traseira, gostei dele principalmente na roda traseira onde oferece muita aderência em curva e tracção a trepar. Este modelo está disponível nas medidas 27.5″, 27.5″ Plus e 29″ com a largura de 2.20.

Para mais informações, visite o website da MSC Bikes.

REVISÃO GERAL
Desempenho
10
Construção
9
Preço
10
Fundador e editor do bttclub.pt. Gosto dos desafios e da aventura que as duas rodas me proporcionam, mas acima de tudo gosto da liberdade do pedal! Nada se compara aquela sensação de pedalar na manhã fresca acompanhada do raiar do sol...