Actualmente, a linha que separa as bicicletas de enduro das bicicletas de trail é muito estreita. As qualidades de uma bicicleta de enduro leve de há uns anos, estão agora presentes nas de trail tornando-as mais capazes do que aquilo que pensaríamos que fosse possível. Esta evolução, obriga a que os equipamentos e acessórios para produtos sejam cada vez mais versáteis e que possam ser um “faz-tudo”.
O MET Roam foi desenvolvido tendo isso mesmo em conta, adequado a esta mudança de tendência, a MET criou um produto versátil para a demanda do cliente atual. O Roam tem uma parte traseira totalmente nova, para proteger essa área da cabeça e aumenta também a protecção dos impactos em torno de áreas delicadas, sem sacrificar a leveza que é procurada nestas modalidades. Este é o mais completo capacete de montanha da MET e está disponível nas versões Standard ou MIPS em oito cores diferentes.
Primeiras Impressões
O Roam é construído em três camadas, com um acabamento em policarbonato de aspecto muito robusto, e com um aro de plástico bastante resistente nas bordas. Com muitos orifícios para ventilação que fornecem um fluxo de ar suficiente para manter a cabeça fresca mesmo em dias quentes de verão.
Este modelo vem equipado com o sistema orbital SAFE-T, que nos permite um ajuste de 360º, 3 posições na vertical e duas posições na occipital. O sistema vem equipado com duas almofadas de silicone para melhorar o conforto nos pontos de contato com a cabeça. É compatível com cabelos longos (pigtail) e com uma luz led da MET, que podem comprar separadamente. (Podem ler a review da luz LED MET, aqui)
A viseira é flexível, para dobrar em caso de acidente e também tem três posições possíveis, a mais alta delas fornece espaço para armazenar os óculos. O toque final é nos pontos de contacto laterais da viseira, onde existe uma aba de plástico adicional que mantém as alças dos óculos no lugar.
Conforto
O capacete torna-se muito confortável logo de imediato, já que os vários ajustes permitem um ajuste rápido e eficaz. A cabeça fica muito perto do capacete, o que faz com que se sinta o capacete bem seguro. Esta impressão pôde ser confirmada nos trilhos: onde o capacete ficou firme na cabeça e não se moveu, mesmo através de terrenos mais exigentes. A retenção é bastante boa, sem nunca ter sentido pontos de pressão ao redor da cabeça.
Nem mesmo uma hora depois, já nos esquecemos que estamos a usar um capacete tão robusto e com uma cobertura tão completa. Devido em grande parte aos seus 22 orifícios de ventilação que mantêm a cabeça fresca. O interior feito em poliestireno significativamente esculpido ajuda a direcionar o ar para os orifícios de saída traseiros. Mesmo em subidas lentas e longas, o Roam mantém a cabeça bem ventilada.
A viseira, que tem três posições possíveis, nunca invade o campo de visão permitindo estar atento ao trilho e tudo o que nos rodeia, o que é uma grande vantagem. A carcaça também foi desenhada com duas aberturas superiores para uma perfeita compatibilidade entre a fita da câmara de acção e o acolchoamento interno, permitindo assim montar a gopro de forma rápida.
Segurança
O nível de cobertura de protecção à cabeça também é abundante, graças à parte traseira mais comprida e à saliência extra na zona das têmporas, este é mesmo “O” capacete para os trilhos exigentes. A pesar 365gr (versão MIPS), ainda é competitivo na balança e não deixa por mãos alheias a nossa segurança em caso de queda.
A versão que testamos com MIPS, oferece uma protecção adicional aos impactos. O MIPS (Multi-directional Impact Protection System) é uma camada móvel dentro do capacete, que numa fração de segundo, muda o sentido do impacto no cérebro. Desta forma, a parte exterior de um capacete MIPS absorve o impacto linear, enquanto a camada interior desliza absorvendo o impacto rotacional. Isto diminui bastante as probabilidades de uma lesão cerebral.
Outro pormenor inteligente é a a luz traseira LED, que é vendida em separado, mas vale a pena considerar a sua compra. Esta luz acopla-se ao sistema de retenção traseiro de forma segura e bastante discreta. Não incomoda ao pedalar nem ao regular o aperto do capacete. Quando é necessário aumentar a visibilidade, por exemplo na estrada, está sempre lá e é bastante útil.
Veredicto
A escolha do capacete é sempre algo muito particular e a principal decisão na sua escolha é a forma como assenta na cabeça de quem o está a usar. A MET disponibiliza 3 tamanhos diferentes do ROAM para aumentar a sua compatibilidade, e no que diz respeito à nossa análise, o ROAM excedeu as expectativas e entra para a nossa lista de favoritos.
É a excepcional qualidade de construção e atenção aos detalhes que fazem o Roam destacar-se como um excelente e elegante capacete. É bastante confortável e o sistema de retenção de 360º fornece uma boa solução para a maioria dos ciclistas, permitindo que a tensão seja apertada sem criar pontos de pressão ao redor da cabeça.
O seu design oferece um excelente fluxo de ar e arrefecimento, característica esta que faz do MET Roam uma óptima escolha também para passeios longos. Graças às suas característica e compatibilidade com óculos de proteção, o Roam também é adequado para a prática de enduro.
A sua construção oferece muita cobertura à cabeça e o sistema MIPS adiciona ainda uma segurança extra no caso de impacto, diminuindo as probabilidades de uma lesão grave.
Pessoalmente, eu gosto do estilo do Roam e do seu ar robusto, tanto que este tornou-se no meu capacete diário. Quer seja para os trilhos ou não, este é um capacete muito versátil que oferece uma maior segurança para todas as casualidades.
Para mais informações, visitem o website da MET.