A Zéfal, é um fabricante francês de acessórios para bicicletas que desde 1880 está na origem de diversas inovações que marcaram a história da bicicleta. Hoje, são um fabricante de referência no que se refere a bombas e bolsas para bicicletas, além das outras dezenas de produtos que fabricam para ciclismo.

Tivemos a oportunidade de testar a bolsa frontal Z Console – Pack L, e vamos partilhar convosco a experiência!

Primeiras Impressões

-Publicidade-

A bolsa Z Console é uma bolsa frontal com suporte para smartphone integrado. É o acessório essencial para transportar o telefone nos passeios regulares e transportar pequenos produtos que dão jeito ter sempre à mão (barritas energéticas, documentos, chaves, kits de reparação, cartuchos de CO2…).

É fabricada em Poliéster 420 D Ripstop e a sua fixação é feita através de bandas de Velcro. Existem dois tamanhos disponíveis – M e L. A que testamos foi a pack L, que mede 180 x 95 x 110 mm e pesa cerca de 150g.

 

Análise

A Z Console tem 3 tiras de velcro que permitem prender eficazmente a bolsa ao quadro, um dos pontos agarra no head tube abaixo do avanço e os outros dois no top tube. Para aumentar a compatibilidade dos quadros, inclui uma tira de velcro adicional mais comprida (360mm) que permite alternar com a de origem (190mm), dependendo do quadro.

Toda a base é composta por uma espécie de borracha que aumenta a aderência ao quadro, reduzindo o movimento da bolsa e a protege também de água vinda de baixo para cima.

Base da Zéfal Console Z

Em grande parte é composta por Poliéster 420D e consegue repelir bem a humidade e chuva leve. Além disso, para dias mesmo chuvosos, ainda incorpora no seu interior uma capa de chuva. Em alguns segundos, puxa-se a capa e cobre-se a bolsa facilmente, o elástico e uma tira de velcro mantém a capa no lugar.

Ponto positivo em relação ao design, com as dimensões bem definidas e um bonito padrão que acrescenta também um pouco de material reflector à bicicleta. A Zefal criou um produto apelativo com alguns pormenores de qualidade como vamos ver de seguida.

 

Capacidade

O melhor desta pequena bolsa, é mesmo a sua capacidade de 1,2Lt, que permite levar uma carrada de coisas e torna-se também a companheira ideal para longas distâncias. Deu para colocar 3 barras energéticas, chaves, o cartão de cidadão, alavancas de pneus, a bomba de CO2 e 2 cartuchos, a ferramenta multi-usos e ainda sobrou algum espaço.

É compatível com smartphones de tamanho até 175mm x 80mm. – Na altura da compra tenham em atenção que o modelo Z Console Pack M, não tem só menos capacidade, como também apenas suporta smartphones de menores dimensões.

 

Usabilidade

Os fechos são grandes e correm sem qualquer atrito, tornando a bolsa muito fácil de abrir mesmo com luvas. Esta zona do fecho também está toda protegida para não permitir a entrada de água, estando aqui bem presente a qualidade dos materiais usados nesta bolsa.

A reacção do touch do smartphone através da janela da bolsa é muito boa, e mesmo com salpicos de água funciona bem. Passando o dedo por toda a janela, a película transparente adere ao ecrã e facilita o seu uso. – Ter atenção que o smartphone deve responder ao botão frontal ou ao sistema Knock-Knock, pois é difícil de aceder a botões físicos laterais ou traseiros.

O uso do smartphone com a capa de chuva é que já não é tarefa fácil…

O velcro que no interior prende o smartphone faz muito bem o seu trabalho e não existem folgas. Há ainda uma porta para auscultadores para os fãs de música.

 

Veredicto

É uma bolsa muito prática, para ser usada em curtas e longas distâncias. Instala-se facilmente no tubo horizontal e comparando com a bolsa de selim, aqueles barulhos das ferramentas a bater são quase nulos.

Como suporte para o smartphone funciona na perfeição, a janela é grande e facilita o uso mesmo com luvas e não retira sensibilidade ao toque. Além de ser construída em material à prova de agua, inclui ainda uma capa para o tempo chuvoso, mantendo todo o seu conteúdo em segurança.

Muitos pormenores de qualidade numa bolsa muito bem construída a um preço razoável.

Para mais informações visitem o website da Zéfal ou a página do produto.

REVISÃO GERAL
Desempenho
9.5
Construção
9.5
Preço
9.5
Fundador e editor do bttclub.pt. Gosto dos desafios e da aventura que as duas rodas me proporcionam, mas acima de tudo gosto da liberdade do pedal! Nada se compara aquela sensação de pedalar na manhã fresca acompanhada do raiar do sol...