A disputa do Campeonato Nacional de Maratona (XCM) levou os melhores “fundistas” do BTT nacional a Melgaço numa corrida de perfil exigente – 90 km, com 2658 metros de “acumulado” de subida – que ficou assinalada com o triunfo de Rúben Almeida (BTT Seia).

Campeonato-Nacional-XCM-Melgaço-1A vitória do especialista em XCM foi conseguida ao cabo de 4h10m23s de prova e com uma margem folgada de quase dois minutos sobre o anterior detentor do troféu Tiago Ferreira (DMT Racing Team), José Dias (DMT Racing Team) fechou o pódio.

-Publicidade-

O triunfo de Rúben Almeida, natural de Póvoa do Vale do Trigo (Belazaima do Chão) e anterior campeão nacional de XCM (2012) interrompeu a série de triunfos de Tiago Ferreira, que se sagrou vice-campeão mundial de maratona em 2017 e que, desde 2015, não perdia o título nacional Elite na corrida da especialidade.

Campeonato-Nacional-XCM-Melgaço-21Na corrida de Elites Femininos – com 67 km e 1980 de acumulado, a mesma distância das categoria de masters a partir de 50 anos e dos paraciclistas de classe D – venceu Ana Antunes (ser e Parece Pro Bike Team). No pódio, Ana Antunes foi acompanhada por Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Elevis) e Ilda Pereira (Casa Myzé team).

Nas restantes categorias foram consagrados/as os seguintes campeões/ãs nacionais: 

André Filipe (CPR A-do-Barbas), em Master 30;
Raquel Marques (ASC-Focus Team-Vila do Conde), em Master 30 Femininos; Carlos Gomes (Viveiros Vítor Lourenço) em Master 35;
Luís Coelho (BTT Seia), em Master 40;
Margarida Gomes (Transfor-FatimaBTT), em Master 40 Feminino;
Carlos Soares (Saertex Portugal), em Master 45;
José Rosa (Ser e Parecer Pro Bike Team), em Master 50;
Adelino Cruz, em Master 55;
Manuel Pinto (Saertex Portugal), em Master 60;
Hélder Maximino (360º Bike Trail), em Paraciclismo C.
Tiago Craveiro, em Paraciclismo D