Nino Schurter sagrou-se campeão do mundo de XCO pela sétima vez na sua carreira. No feminino, a vencedora foi a americana Kate Courtney, uma estreante na elite, nesta temporada.

Nino-Schurter-World-Championship-2018Nino Schurter, campeão do mundo XCO

O suíço Nino Schurter, já considerado por muitos como o maior atleta da modalidade de todos os tempos, deu em Lenzerheide mais uma prova disso mesmo. O suíço que conquistou a sétima vitória na sua casa, na Suíça, especificamente em Lenzerheide.

Schurter arrancou para a vitória desde o primeiro minuto, distanciou-se dos restantes muito cedo e apenas o italiano Gerhard Kerschbaumer conseguiu alcançá-lo e acompanhar a sua pedalada.

Nino-Schurter-World-Championship-2018-2
Nino Schurter em momento de grande forma

Atrás, começava um grupo a destacar-se, com Titouan Carod, Henrique Avancini e Mathieu Van der Poel. Van der Poel não ficou muito tempo com eles, e foi o único a pedalar solitário para seguir os dois líderes, que estavam já a mais de 20 segundos de distância.

No final da quinta volta, foi a altura em que o holandês Van Der Poel esteve mais perto de Schurter, mas por esta altura já Nino tinha começado a impor mais ritmo na prova e apenas Kerschbaumer o seguia mais de perto, com o Italiano a ficar para trás nas secções mais técnicas e a ser obrigado a esforçar-se nas subidas para não abrir muito espaço entre eles.

Men-Podium-World-Championship-2018-XCO

No final, a técnica de Schurter deu resultado e conseguiu o tão desejado ouro. Kerschbaumer ganha a prata e Van der Poel o bronze. O português Mário Costa terminou na 71.º posição.
Kate-Courtney-World-Championship-2018Kate Courtney, campeã do mundo XCO
Na elite feminina, a vencedora foi Kate Courtney, que certamente não era das favoritas antes da partida, como nomes conhecidos como Jolanda Neff, Annika Langvad ou Emily Batty.

Langvad assumiu a frente logo no inicio da prova e imprimiu um ritmo forte, permanecendo boa parte da prova na liderança, mas com Courtney logo atrás, mantendo uma distância de 20 segundos. Nas duas últimas voltas, Courtney começou a reduzir a distância e na última volta, a americana aproveitou-se de um erro da adversária para assumir a liderança.

A americana, conseguiu-se impor a todos, terminando com 47 segundos de vantagem sob o segundo classificado e em quase dois minutos para o terceiro. Uma vitória ainda mais surpreendente se tivermos em conta que estamos a falar de uma ciclista de apenas 23 anos e estreante nesta temporada, na elite.

Women-Podium-World-Championship-2018-XCOOs restantes lugares do pódio foram preenchidos por Annika Langvad (2º) Emily Batty (3º). Jolanda Neff terminou em 4ºlugar.