Enquanto a maioria dos ciclistas profissionais de estrada e de montanha está de férias, o holandês Mathieu van der Poel iniciou a sua nova temporada e venceu o Campeonato Europeu de Ciclocrosse. É o segundo campeonato europeu que vence consecutivamente nesta modalidade.

O holandês Mathieu van der Poel ganhou o seu segundo Campeonato Europeu de Ciclocrosse consecutivo depois de derrotar o belga Wout van Aert e Laurens Sweeck, 14 e 18 segundos, respectivamente, atrás do vencedor.

-Publicidade-

O atleta da Coredon Circus, de 23 anos, dominou o evento em ‘s-Hertogenbosch na Holanda, a partir da segunda das nove voltas ao circuito. Esperava-se uma emocionante batalha entre o holandês e seu grande rival Van Aert, tricampeão mundial da modalidade.

No entanto, Van der Poel acumulou uma vantagem significativa de meio minuto que foi o suficiente para vencer confortavelmente. Apenas com o belga Van Aert a persegui-lo solitário e um grupo de quatro ciclistas, no qual estava inserido o terceiro classificado do pódio, Lauren Sweeck.

Com esta vitória, o filho do famoso Adrie van der Poel completa um ano prolífico, não só no ciclocrosse, já que também participou em competições do calendário de estrada, e sagrou-se campeão da Holanda em estrada (também o é de ciclocrosse e XCO) e vice-campeão da Europa, atrás de Matteo Trentin.

 

Feminino pintado de Laranja

A superioridade holandesa foi acentuada na prova feminina, com um pódio formado inteiramente por atletas “laranjas”. Annemarie Worst, Marianne Vos e Denise Betsema, foram primeira, segunda e terceira classificadas respectivamente.