A Época da Taça do Mundo de 2018 terminou hoje com uma corrida épica em La Bresse. Nino Schurter já era matematicamente campeão devido ao seu domínio precoce durante toda a temporada, mas hoje marcou a sua 30ª vitória na Taça do Mundo.
O percurso de hoje em La Bresse, França, tinha 4,1 quilómetros de comprimento e 201 metros de subida. Uma pista bastante completa, desde uma parte com com inclinação de 16% até às secções técnicas com saltos, drops e um “rock garden”. Um percurso perfeito para Schurter, onde foi capaz de por em pratica suas excelentes habilidades técnicas.
O suíço esteve na liderança nas duas primeiras voltas da corrida, seguido de perto por Van del Poel e Avancini, com Kerschbaumer um pouco mais atrás.
No início da quarta volta, Schurter deu lugar a Van der Poel, enquanto Kerschbaumer, que aos poucos ganhou 15 segundos, ficou em terceiro lugar. Avancini, por outro lado, voltou ao grupo perseguidor.

Kerschbaumer, no entanto, teve que parar alguns segundos, devido à perda da corrente, e inevitavelmente perdeu preciosos segundos (nove). Superado por Van del Poel, o italiano reconquistou a segunda posição na próxima volta para recuperar terreno a Schurter e, ao mesmo tempo, deixar para trás todos os outros. Mas no final da quinta volta, a corrente da Kerschbaumer caiu novamente. Mais 30 segundos perdidos.
Houve muita raiva de Van der Poel na última volta: um furo no pneu dianteiro e a consequente queda fizeram com que perdesse a terceira posição para Marotte.
A corrida terminou com Schurter em primeiro, Kerschbaumer em segundo, apesar dos vários problemas técnicos que enfrentou e Maxime Marotte a fechar o pódio no terceiro lugar. Seguido por Van der Poel, Koretzky, Flückinger, Cooper e Vogel.

O ranking geral da Taça do Mundo de XCO 2018 terminou assim:
1.Nino Schurter – 1861 pontos
2.Mathieu Van der Poel – 1355 pontos
3.Maxime Marotte – 1242 pontos
4.Henrique Avancini – 1213 pontos
5.Gerhard Kerschbaumer – 1154 pontos
6.Mathias Flückinger – 993 pontos
7.Anton Cooper – 978 pontos
8.Florian Vogel – 962 pontos
9.Lars Forster – 902 pontos
10.Titouan Carod – 867 pontos
FEMININO
Jolanda Neff venceu hoje em La Bresse, e depois de uma batalha épica com Langvad, com quem o título foi disputado, e com Emily Batty e Pauline Ferrand-Prevot saiu vencedora.
A luta pela vitória foi um incrível show de ataques, ultrapassagens e retornos, em que Jolanda Neff furou duas vezes e voltou à carga para vencer.
Este grupo de quatro atletas destacou-se rapidamente, e apesar dos furos, pois Annika Langvad também sofreu um, todos elas se juntaram para uma última volta épica em que Neff terminou com todas as dúvidas numa descida.
No final, Neff foi terminou em primeiro, seguida por Batty e Langvad, a quem escapou a etapa e a Taça do Mundo 2018.

O ranking geral da Taça do Mundo de XCO 2018 terminou assim:
1.Jolanda Neff – 1930 pontos
2.Annika Langvad – 1743 pontos
3.Emily Batty – 1305 pontos
4.Alessandra Keller – 1275 pontos
5.Anne Tauber – 1240 pontos
6.Maja Włoszczowska – 1201 pontos
7.Pauline Ferrand-Prevot – 1086 pontos
8.Kate Courtney – 1029 pontos
9.Gunn Rita-Dahle – 860 pontos
10.Elisabeth Brandau – 856 pontos
Parabéns aos dois campeões da Taça do Mundo de XCO!
