A SJCAM é uma empresa que é conhecida por fazer câmaras de acção a preços “low-cost”. Já lançaram alguns modelos no mercado e a parte mais impressionante é que eles continuam a melhorar a construção e o software das suas camaras, sempre a preços bastantes mais reduzidos que a marca mais conhecida de camaras de accão, a GoPro.

Atualmente no mercado, existe a SJ7 e está previsto o lançamento da SJ8, o que torna esta Sj6 Legend um item bastante apetecível, pois o seu preço sofreu uma baixa recentemente e ronda agora os €100. Isto, por uma camara de acção com características de topo e que traz uma dezena de acessórios.

-Publicidade-

Estás a procura de uma boa câmara de acção com um orçamento reduzido? Talvez esta Sj6 Legend seja a solução. Irei analisar juntamente com a câmara, o controlo remoto que opera por bluetooth e acrescenta muito mais a esta câmara.

SjCam-SJ6-Legend-Review (10)ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Dimensões: 59×41×29mm
  • Peso: 83g
  • Sensor: Panasonic MN34120PA
  • Chipset: Novatek 96660
  • FOV (Field of View): 166°
  • Resoluções de Vídeo: 4K 24fps; 2K 30fps; 1080p 60/50/30/25fps; 720p 120/60/30fps; 420p 240fps
  • Bitrate: 60Mbps
  • Foto: 16MegaPixels
  • Modos: Single Shot, Burst, Time-Lapse, Video+Photo, Car Mode, Underwater
  • Destaques: WiFi, Ecrã LCD 2″ Touchscreen, Estabilizador Imgem Digital
  • Portas: MiniUSB, MicroHDMI, MicroSD
  • Suporta: MicroSD Classe 10 e cartões SDXC até 128GB

COMPRAR AO MELHOR PREÇO

SJ6 LEGEND: Primeiras Impressões

Ao retirar da caixa, as duas primeiras coisas que saltam à vista, são os acessórios que acompanham a camara (traz acessórios para aplicar em praticamente todas as superfícies) e a qualidade da caixa estanque. Retirando a camara de dentro da caixa à prova de agua, continuo a ser surpreendido pela qualidade de construção e design da Sj6 Legend.

Sj6 Legend com a caixa estaque
Sj6 Legend com a caixa estaque

Quando pegamos na camara pela primeira vez, nota-se que o material é de boa qualidade e não temos presente uma típica camara “chinesa”. A camara é muito bonita e todo o seu exterior é construído em plástico com uma mistura de borracha, o que ajuda no manuseamento da camara e passa a sensação de ser robusta.

SjCam-SJ6-Legend-Review (5)O seu tamanho é de 59mm×41mm×29mm e pesa cerca de 83g com a bateria. A parte frontal da SJ6 tem a lente, os leds e um pequeno ecrã. Este ecrã frontal indica o modo de vídeo, o tempo de gravação e a bateria disponível. Vê-se perfeitamente toda a informação e o ecrã tem uma definição bastante boa.

SjCam-SJ6-Legend-Review (13)Na parte traseira temos um ecrã de 2” sensível ao toque, onde podemos navegar facilmente por todo o menu e deixem-me dizer-vos que este é um dos melhores ecrãs de camaras de acção que já usei. Possui uma capacidade de resposta e sensibilidade quase semelhante a um ecrã de smartphone.

SjCam-SJ6-Legend-Review (17)Num dos lados, temos 2 botões, para ligar a camara e outro para aceder ao menu. No lado oposto, uma saída HDMI, a porta Micro-USB e o cartão de memória. No topo, está o botão para tirar fotos/gravar vídeos.

Na parte inferior tem também algo muito útil, pois vem preparada para acopolar diretamente um tripé ou qualquer outra coisa que tenha um parafuso de 1/4″.

 

Acessórios

Esta camara, como já disse anteriormente, traz muitos acessórios, algo que já é hábito da SJCAM. Incluído neste modelo, podemos encontrar:

1xCaixa Estanque
1xMoldura em Plástico
1xTampa Adicional TouchScreen
1xBase curva com rotação
1xBase recta com rotação
1xBase curva
1xBase recta
2xAdesivos suplentes
1xSuporte guiador
1xSuporte com parafuso de 1/4″
3xParafusos para os suportes
1xTampa para a lente
1xCabo MiniUSB
1xPano
2xAutocolantes
1xManual

Acessórios incluídos com a SJ6 Legend
Acessórios incluídos com a SJ6 Legend

A SJCAM incluiu uma tampa traseira substituta para a caixa estanque que permite utilizar o touchscreen, mesmo com a caixa estaque fechada. Contudo, esta tampa apenas permite toques simples no ecrã, senti, por exemplo, muita dificuldade em tentar deslizar o menu superior que permite ligar/desligar o wifi através da tampa.

A SJ6 precisa da caixa estanque para ser utilizada dentro de água, não é à prova de água por si só como a GoPro 5, mas a sua construção é de destacar, a estanquidade é boa e a qualidade do vídeo não é afectada. Os botões são também fáceis de pressionar e robustos.

SjCam-SJ6-Legend-Review (18)Outro pormenor, é o facto de trazer um suporte com parafuso de 1/4″ o que permite usar a SJ6 em qualquer um dos acessórios, sem a adição da caixa estanque. Os suportes trazem todos adesivos da 3M e são muito, muito bons!

É uma pena não trazer incluído a fita para prender a câmara nos capacetes de ciclismo ventilados. Os acessórios para capacete, são para aplicar em capacetes de mota ou capacetes de ciclismo que não tenham aberturas e possuam uma área suficiente onde o adesivo possa ser colado, o que não acontece com os capacetes de ciclismo habituais. Essa fita pode ser adquirida à parte num conjunto de acessórios por cerca de €9.

 

Video

A Sj6 Legend tem um sensor da Panasonic (MN34120PA) e o chipset Novatek 96660. Esta camara é capaz de gravar vídeos até 4K a 24fps. De referir, que os vídeos captados são 4K interpolado. Basicamente, o que a camara faz é gravar à resolução de 2K e criar pixéis adicionais para obter os 4K. A marca refere nas especificações este pormenor e não escondeu isso do cliente. Como é óbvio, estes 4K nunca terão tanta qualidade, como os de uma camara mais cara que filma a 4K nativamente.

SjCam-SJ6-Legend-Review (11)Disponível estão também as resoluções de 2K a 30fps, Full HD 1080p até 60fps e de 720p até 120fps. Este último modo é perfeito para gravações em Slow-Motion. Irei disponibilizar em breve um vídeo comparativo com as diversas resoluções.

SjCam-SJ6-Legend-Review (16)Para já, a resolução que mais gostei foi a de 1080p/60fps, a imagem tem cores muito vivas e muito nítidas. A fluidez do vídeo é perfeita e a estabilização de imagem digital eleva a qualidade do vídeo a outro nível. No que diz respeito a filmagens nocturnas, aí é o calcanhar de aquiles da Sj6 Legend, a falta de luz faz com que o vídeo fique com pouca nitidez e as cores fiquem esquisitas (possivelmente por causa do sensor a tentar compensar a falta de luz). Mas se houver uma iluminação razoável, a câmara é espectacular, isto, numa câmara que custa um terço do preço da GoPro5.

 

Fotos

Em termos de fotografia, a SJ6 Legend surpreende pela positiva. Quando estamos a falar de uma action cam, a sua principal função não é tirar fotos, daí na minha opinião, a qualidade de imagem dos 16MegaPixeis é muito boa. As cores são vivas e é tudo muito nítido. Para fotos de exterior é excelente.

Fotografado com a Sj6 Legend
Fotografado com a Sj6 Legend

Assim como o vídeo, fotos de interior ou com pouca luz ficam com muito mais ruído, a nitidez imagem perde-se por completo. Abaixo deixo algumas fotos tiradas com a Sj6 Legend, algumas delas tiradas em movimento com a câmara montada no capacete.

Audio

A qualidade do microfone interno é boa e consegue captar bem o som sem distorção (isto quando não existe muito barulho de fundo), mesmo com a caixa estanque, o som é perfeitamente audível. Já em ambientes mais ruidosos, se por exemplo, se estiver a falar para a camara, o som fica com muita distorção e mistura-se com os barulhos de fundo, mas isso já é um problema algo comum em action-cams.

Para quem pretenda uma melhor qualidade de gravação, a SJCAM também lançou, como acessório um microfone externo que liga via MicroUSB.

 

Controlo Remoto

Juntamente com a Sj6, tive a possibilidade de testar o controlo remoto que funciona por Bluetooth. Este controlo remoto traz um suporte acoplado a uma bracelete de relógio e desta forma podemos controlar facilmente a camara sem termos de usar o smartphone.

O Controlo Remoto Bluetooth apresenta boa qualidade de construção.
O Controlo Remoto Bluetooth apresenta boa qualidade de construção.
Controlo Remoto Bluetooth com bracelete relógio
Controlo Remoto Bluetooth com bracelete relógio

O controlo remoto é muito robusto e a qualidade de construção é muito boa. Os botões são grandes e fáceis de pressionar mesmo com luvas. O botão ao ser pressionado sente-se um “click” e consegue-se perceber que o comando foi executado. Também acendem uns leds a indicar que o comando teve sucesso, mas no exterior não se consegue ver bem. De todas as vezes que usei o comando, não houve nenhuma altura em que tivesse falhado uma só acção. Nota 10 no funcionamento e o tempo de resposta da câmara é imediato.

Controlo Remoto Bluetooth com bracelete relógio
Controlo Remoto Bluetooth com bracelete relógio

Em relação à bracelete, nota-se que o plástico e a borracha têm um aspecto mais barato e o material não tem tanta qualidade. Dito isso, ela faz exatamente o seu trabalho, retém bem o comando e até é confortável no pulso. Mais de 100Km seguidos com ela colocada sem sentir qualquer incómodo.

SjCam-SJ6-Legend-Review (15)

 

APP

Uma vez que a Sj6 Legend traz WIFI incorporado, é possível controlá-la com o smartphone. Basta descarregar a App da SJCAM disponível para Android e iOS, ligar à rede wifi da câmara e a partir da app temos acesso a todas as informações como bateria, modo de  vídeo, acesso a menus, alterar as definições, tirar fotos e gravar vídeos.

Os comandos para a camara através da App são imediatos e funcionam sem qualquer falha mas a visualização em direto do vídeo aparece com um grande delay na App, estamos a falar de 1segundo/1,5segundo. O que faz desta App boa apenas para controlar remotamente e não fazer dela um espelho daquilo que estamos a filmar (como é necessário nos drones).

A app ainda requer algumas melhorias, uma das que me chamou a atenção é que não aparece a resolução de 4K disponível. A desvantagem do uso da App ao invés do controlo remoto por Bluetooth é o facto de o Wifi contribuir drasticamente para a redução do tempo de bateria.

 

BATERIA

Em relação à bateria, deixo aqui alguns resultados obtidos com o wifi desligado e bluetooth ligado. Em gravação de vídeo continua a 4K, 2K e 1080p/60fps a duração foi de cerca de 60 minutos. A 720p/60fps teve uma duração de 75minutos e a 1080p/30fps e 720p/30fps durou cerca de 105min. (com algumas variações de minutos entre as resoluções).

O tempo de carga da bateria de 1000mah é de 120 minutos.

SjCam-SJ6-Legend-Review (7)

Conclusão

Eu gostei bastante da Sj6 Legend, é uma câmara com muito potencial, excelente qualidade de construção e uma qualidade de vídeo muito boa. Com a prática aprende-se a conjugar a resolução com o FOV e o Bitrate, e “brincando” com essas definições é possível adaptarmos a câmara ao ambiente que precisamos e extrair ainda mais qualidade da filmagem.

Por pouco mais de €100 não se pode exigir melhor, que uma excelente action cam com Gyro- Estabilização de imagem e recheada de acessórios. Sem dúvida que recomendo esta câmara a quem procura por uma alternativa “mais em conta” à GoPro.

Podem adquiri a SJ6 Legend por pouco mais de €100, na Gearbest. Assim como os acessórios. Deixo os links abaixo.

Alguma dúvida ou opinião, deixem o vosso feedback nos comentários!

 

REVISÃO GERAL
Design
9
Construção
9
Qualidade Vídeo
7.5
Acessórios
9.5
Preço
9
Fundador e editor do bttclub.pt. Gosto dos desafios e da aventura que as duas rodas me proporcionam, mas acima de tudo gosto da liberdade do pedal! Nada se compara aquela sensação de pedalar na manhã fresca acompanhada do raiar do sol...