A SJCAM é uma empresa que é conhecida por fazer câmaras de acção a preços “low-cost”. Já lançaram alguns modelos no mercado e a parte mais impressionante é que eles continuam a melhorar a construção e o software das suas camaras, sempre a preços bastantes mais reduzidos que a marca mais conhecida de camaras de accão, a GoPro.

Atualmente no mercado, existe a SJ7 e está previsto o lançamento da SJ8, o que torna esta Sj6 Legend um item bastante apetecível, pois o seu preço sofreu uma baixa recentemente e ronda agora os €100. Isto, por uma camara de acção com características de topo e que traz uma dezena de acessórios.

-Publicidade-

Estás a procura de uma boa câmara de acção com um orçamento reduzido? Talvez esta Sj6 Legend seja a solução. Irei analisar juntamente com a câmara, o controlo remoto que opera por bluetooth e acrescenta muito mais a esta câmara.

SjCam-SJ6-Legend-Review (10)ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

  • Dimensões: 59×41×29mm
  • Peso: 83g
  • Sensor: Panasonic MN34120PA
  • Chipset: Novatek 96660
  • FOV (Field of View): 166°
  • Resoluções de Vídeo: 4K 24fps; 2K 30fps; 1080p 60/50/30/25fps; 720p 120/60/30fps; 420p 240fps
  • Bitrate: 60Mbps
  • Foto: 16MegaPixels
  • Modos: Single Shot, Burst, Time-Lapse, Video+Photo, Car Mode, Underwater
  • Destaques: WiFi, Ecrã LCD 2″ Touchscreen, Estabilizador Imgem Digital
  • Portas: MiniUSB, MicroHDMI, MicroSD
  • Suporta: MicroSD Classe 10 e cartões SDXC até 128GB

COMPRAR AO MELHOR PREÇO

SJ6 LEGEND: Primeiras Impressões

Ao retirar da caixa, as duas primeiras coisas que saltam à vista, são os acessórios que acompanham a camara (traz acessórios para aplicar em praticamente todas as superfícies) e a qualidade da caixa estanque. Retirando a camara de dentro da caixa à prova de agua, continuo a ser surpreendido pela qualidade de construção e design da Sj6 Legend.

Sj6 Legend com a caixa estaque
Sj6 Legend com a caixa estaque

Quando pegamos na camara pela primeira vez, nota-se que o material é de boa qualidade e não temos presente uma típica camara “chinesa”. A camara é muito bonita e todo o seu exterior é construído em plástico com uma mistura de borracha, o que ajuda no manuseamento da camara e passa a sensação de ser robusta.

SjCam-SJ6-Legend-Review (5)O seu tamanho é de 59mm×41mm×29mm e pesa cerca de 83g com a bateria. A parte frontal da SJ6 tem a lente, os leds e um pequeno ecrã. Este ecrã frontal indica o modo de vídeo, o tempo de gravação e a bateria disponível. Vê-se perfeitamente toda a informação e o ecrã tem uma definição bastante boa.

SjCam-SJ6-Legend-Review (13)Na parte traseira temos um ecrã de 2” sensível ao toque, onde podemos navegar facilmente por todo o menu e deixem-me dizer-vos que este é um dos melhores ecrãs de camaras de acção que já usei. Possui uma capacidade de resposta e sensibilidade quase semelhante a um ecrã de smartphone.

SjCam-SJ6-Legend-Review (17)Num dos lados, temos 2 botões, para ligar a camara e outro para aceder ao menu. No lado oposto, uma saída HDMI, a porta Micro-USB e o cartão de memória. No topo, está o botão para tirar fotos/gravar vídeos.

Na parte inferior tem também algo muito útil, pois vem preparada para acopolar diretamente um tripé ou qualquer outra coisa que tenha um parafuso de 1/4″.

 

Acessórios

Esta camara, como já disse anteriormente, traz muitos acessórios, algo que já é hábito da SJCAM. Incluído neste modelo, podemos encontrar:

1xCaixa Estanque
1xMoldura em Plástico
1xTampa Adicional TouchScreen
1xBase curva com rotação
1xBase recta com rotação
1xBase curva
1xBase recta
2xAdesivos suplentes
1xSuporte guiador
1xSuporte com parafuso de 1/4″
3xParafusos para os suportes
1xTampa para a lente
1xCabo MiniUSB
1xPano
2xAutocolantes
1xManual

Acessórios incluídos com a SJ6 Legend
Acessórios incluídos com a SJ6 Legend

A SJCAM incluiu uma tampa traseira substituta para a caixa estanque que permite utilizar o touchscreen, mesmo com a caixa estaque fechada. Contudo, esta tampa apenas permite toques simples no ecrã, senti, por exemplo, muita dificuldade em tentar deslizar o menu superior que permite ligar/desligar o wifi através da tampa.

A SJ6 precisa da caixa estanque para ser utilizada dentro de água, não é à prova de água por si só como a GoPro 5, mas a sua construção é de destacar, a estanquidade é boa e a qualidade do vídeo não é afectada. Os botões são também fáceis de pressionar e robustos.

SjCam-SJ6-Legend-Review (18)Outro pormenor, é o facto de trazer um suporte com parafuso de 1/4″ o que permite usar a SJ6 em qualquer um dos acessórios, sem a adição da caixa estanque. Os suportes trazem todos adesivos da 3M e são muito, muito bons!

É uma pena não trazer incluído a fita para prender a câmara nos capacetes de ciclismo ventilados. Os acessórios para capacete, são para aplicar em capacetes de mota ou capacetes de ciclismo que não tenham aberturas e possuam uma área suficiente onde o adesivo possa ser colado, o que não acontece com os capacetes de ciclismo habituais. Essa fita pode ser adquirida à parte num conjunto de acessórios por cerca de €9.

 

Video

A Sj6 Legend tem um sensor da Panasonic (MN34120PA) e o chipset Novatek 96660. Esta camara é capaz de gravar vídeos até 4K a 24fps. De referir, que os vídeos captados são 4K interpolado. Basicamente, o que a camara faz é gravar à resolução de 2K e criar pixéis adicionais para obter os 4K. A marca refere nas especificações este pormenor e não escondeu isso do cliente. Como é óbvio, estes 4K nunca terão tanta qualidade, como os de uma camara mais cara que filma a 4K nativamente.

SjCam-SJ6-Legend-Review (11)Disponível estão também as resoluções de 2K a 30fps, Full HD 1080p até 60fps e de 720p até 120fps. Este último modo é perfeito para gravações em Slow-Motion. Irei disponibilizar em breve um vídeo comparativo com as diversas resoluções.

SjCam-SJ6-Legend-Review (16)Para já, a resolução que mais gostei foi a de 1080p/60fps, a imagem tem cores muito vivas e muito nítidas. A fluidez do vídeo é perfeita e a estabilização de imagem digital eleva a qualidade do vídeo a outro nível. No que diz respeito a filmagens nocturnas, aí é o calcanhar de aquiles da Sj6 Legend, a falta de luz faz com que o vídeo fique com pouca nitidez e as cores fiquem esquisitas (possivelmente por causa do sensor a tentar compensar a falta de luz). Mas se houver uma iluminação razoável, a câmara é espectacular, isto, numa câmara que custa um terço do preço da GoPro5.

 

Fotos

Em termos de fotografia, a SJ6 Legend surpreende pela positiva. Quando estamos a falar de uma action cam, a sua principal função não é tirar fotos, daí na minha opinião, a qualidade de imagem dos 16MegaPixeis é muito boa. As cores são vivas e é tudo muito nítido. Para fotos de exterior é excelente.

Fotografado com a Sj6 Legend
Fotografado com a Sj6 Legend

Assim como o vídeo, fotos de interior ou com pouca luz ficam com muito mais ruído, a nitidez imagem perde-se por completo. Abaixo deixo algumas fotos tiradas com a Sj6 Legend, algumas delas tiradas em movimento com a câmara montada no capacete.

Audio

A qualidade do microfone interno é boa e consegue captar bem o som sem distorção (isto quando não existe muito barulho de fundo), mesmo com a caixa estanque, o som é perfeitamente audível. Já em ambientes mais ruidosos, se por exemplo, se estiver a falar para a camara, o som fica com muita distorção e mistura-se com os barulhos de fundo, mas isso já é um problema algo comum em action-cams.

Para quem pretenda uma melhor qualidade de gravação, a SJCAM também lançou, como acessório um microfone externo que liga via MicroUSB.

 

Controlo Remoto

Juntamente com a Sj6, tive a possibilidade de testar o controlo remoto que funciona por Bluetooth. Este controlo remoto traz um suporte acoplado a uma bracelete de relógio e desta forma podemos controlar facilmente a camara sem termos de usar o smartphone.

O Controlo Remoto Bluetooth apresenta boa qualidade de construção.
O Controlo Remoto Bluetooth apresenta boa qualidade de construção.
Controlo Remoto Bluetooth com bracelete relógio
Controlo Remoto Bluetooth com bracelete relógio

O controlo remoto é muito robusto e a qualidade de construção é muito boa. Os botões são grandes e fáceis de pressionar mesmo com luvas. O botão ao ser pressionado sente-se um “click” e consegue-se perceber que o comando foi executado. Também acendem uns leds a indicar que o comando teve sucesso, mas no exterior não se consegue ver bem. De todas as vezes que usei o comando, não houve nenhuma altura em que tivesse falhado uma só acção. Nota 10 no funcionamento e o tempo de resposta da câmara é imediato.

Controlo Remoto Bluetooth com bracelete relógio
Controlo Remoto Bluetooth com bracelete relógio

Em relação à bracelete, nota-se que o plástico e a borracha têm um aspecto mais barato e o material não tem tanta qualidade. Dito isso, ela faz exatamente o seu trabalho, retém bem o comando e até é confortável no pulso. Mais de 100Km seguidos com ela colocada sem sentir qualquer incómodo.

SjCam-SJ6-Legend-Review (15)

 

APP

Uma vez que a Sj6 Legend traz WIFI incorporado, é possível controlá-la com o smartphone. Basta descarregar a App da SJCAM disponível para Android e iOS, ligar à rede wifi da câmara e a partir da app temos acesso a todas as informações como bateria, modo de  vídeo, acesso a menus, alterar as definições, tirar fotos e gravar vídeos.

Os comandos para a camara através da App são imediatos e funcionam sem qualquer falha mas a visualização em direto do vídeo aparece com um grande delay na App, estamos a falar de 1segundo/1,5segundo. O que faz desta App boa apenas para controlar remotamente e não fazer dela um espelho daquilo que estamos a filmar (como é necessário nos drones).

A app ainda requer algumas melhorias, uma das que me chamou a atenção é que não aparece a resolução de 4K disponível. A desvantagem do uso da App ao invés do controlo remoto por Bluetooth é o facto de o Wifi contribuir drasticamente para a redução do tempo de bateria.

 

BATERIA

Em relação à bateria, deixo aqui alguns resultados obtidos com o wifi desligado e bluetooth ligado. Em gravação de vídeo continua a 4K, 2K e 1080p/60fps a duração foi de cerca de 60 minutos. A 720p/60fps teve uma duração de 75minutos e a 1080p/30fps e 720p/30fps durou cerca de 105min. (com algumas variações de minutos entre as resoluções).

O tempo de carga da bateria de 1000mah é de 120 minutos.

SjCam-SJ6-Legend-Review (7)

Conclusão

Eu gostei bastante da Sj6 Legend, é uma câmara com muito potencial, excelente qualidade de construção e uma qualidade de vídeo muito boa. Com a prática aprende-se a conjugar a resolução com o FOV e o Bitrate, e “brincando” com essas definições é possível adaptarmos a câmara ao ambiente que precisamos e extrair ainda mais qualidade da filmagem.

Por pouco mais de €100 não se pode exigir melhor, que uma excelente action cam com Gyro- Estabilização de imagem e recheada de acessórios. Sem dúvida que recomendo esta câmara a quem procura por uma alternativa “mais em conta” à GoPro.

Podem adquiri a SJ6 Legend por pouco mais de €100, na Gearbest. Assim como os acessórios. Deixo os links abaixo.

Alguma dúvida ou opinião, deixem o vosso feedback nos comentários!