A Aptonia – uma garrafa patenteada que permite ao utilizador escolher entre água pura e isotónico, incorpora cápsulas que criam uma bebida isotónica de forma instantânea, sendo possível ajustar a sua concentração em 3 níveis. Mas como utilizar o Double Use e realmente funciona?

Sistema Double Use

Todo este sistema está incorporado na tampa do bidão, na qual é possível enroscar uma cápsula (idêntico a um gel) e coloca-lá dentro do bidão juntamente com a água. No topo da tampa existem 3 mecanismos para regular o seu uso:

  • Uma alavanca para abrir e fechar o bocal
  • Um regulador de 3 níveis para a quantidade de preparado libertado
  • O bocal tem uma posição para libertar apenas água
-Publicidade-

Desta forma, podemos levar a cápsula comodamente dentro da garrafa e ao beber é misturada instantaneamente com a água criando uma bebida isotónica.
O sistema permite escolher entre 3 níveis para a libertação da quantidade do preparado e a qualquer altura é possível escolher beber apenas água.

Se quiser apenas água, basta puxar o bocal para cima.

Utilização

A garrafa é compatível com as cápsulas da marca Aptonia. As cápsulas com o preparado são vendidas em packs de 6 unidades que ficam por €5 ou €6, dependendo de serem ISO ou ISO+. Estão actualmente disponíveis nos sabores de Limão, Frutos Vermelhos e Laranja.

A utilização do bidão é extremamente simples. Basta enroscar a cápsula no interior da tampa, encher o bidão com água e fechar a tampa. Se a água estiver fresca, também vai refrescar o preparado, pois a sua embalagem está em contacto com a água no interior do bidão.

Este, traduz-se num ponto negativo, que é o facto de termos de transportar os cápsulas num sitio limpo (caso queiramos levar mais connosco), pois o exterior da embalagem vai estar em contacto com a água que bebemos. E durante a troca, também exige que tenhamos essa atenção.

Como o preparado não fica em contacto directo com a garrafa, verifica-se, após várias utilizações, que o bidão não fica com cheiros e permanece limpo, sendo suficiente passar por água quente corrente, e deixar secar – um ponto bastante positivo!

A garrafa tem a mesma largura de um bidão “normal” e encaixa perfeitamente no porta-bidão. No tamanho de 700ml é só preciso ter atenção se o quadro permite uma garrafa mais comprida.

 

O produto

Existem duas capacidade disponíveis para a garrafa Double Use, de 550ml e de 700 ml. A tampa do Double Use pesa cerca de 75 gramas, um pouco pesada tendo em conta os bidons habituais, mas, mais nenhum incorpora este sistema.

Cada saqueta contém 43ml, e é um preparado que fornece hidratos de carbono, com sódio e vitamina B6 e magnésio que contribuem para a redução da fadiga. Estão disponíveis na versão ISO – para esforços de intensidade média, ou na versão ISO+ – para esforços de intensidade alta.

O sabor a limão (ISO+ que foi utilizado no teste), é bastante agradável e não enjoa. Uma cápsula é suficiente para preparar 550ml de bebida isotónica, na posição 3. Fornece 132kcal e 33g de hidratos de carbono (mistura glicose-frutose) por dose.

 

Veredicto

É um sistema único, que permite alternar facilmente entre bebida isotónica e água, transportando apenas um bidão. É verdade que ficamos cingidos apenas às cápsulas da marca, mas, em termos de sabor é bastante agradável.

Destaco a facilidade de preparação do isotónico e a limpeza da garrafa após o seu uso, sem cheiros nem sabores. Foi uma experiência bastante positiva, onde existem apenas alguns pontos que podem melhorar:
– A cápsula nem sempre é consumida até ao fim
– Ao abrir e fechar o bocal, esborda um pouco de água, que fica acumulada no bocal.

Garrafa Aptonia de 550ml disponível na Decathlon
Garrafa Aptonia de 700ml disponível na Decathlon
Cápsula ISO+ Limão 6x43ml Aptonia na Decathlon


REVISÃO GERAL
Qualidade de Construção
9
Desempenho
9
Preço
9
Fundador e editor do bttclub.pt. Gosto dos desafios e da aventura que as duas rodas me proporcionam, mas acima de tudo gosto da liberdade do pedal! Nada se compara aquela sensação de pedalar na manhã fresca acompanhada do raiar do sol...