Em Maio de 2018, a Schwalbe começou a definir um novo padrão de combinação para o Cross-Country e criou um “par perfeito” para o XC. Combinou o recém-nascido Racing Ray para a roda dianteira e o renovado Racing Ralph para a roda traseira.
Durante muito tempo, o Racing Ralph foi o pneu da Schwalbe preferido para XC de condições mistas e até como pneu de trail para trilhos menos exigentes. Mas agora, o Ralph tem um novo irmão chamado Ray, especificamente desenvolvido para a roda da frente, que oferece melhor aderência e menor resistência ao rolamento.
Tivemos a oportunidade de testar o novo Racing Ray e logo no primeiro contacto, o padrão agressivo, contudo com tacos mais redondos, chamou a atenção. Este novo pneu foi desenhado com características para proporcionar óptimas mudanças de direcção para maximizar o controlo.
O piso do Ray tem tacos laterais mais estáveis para uma aderência consistente quando o pneu é empurrado com força para os cantos, oferecendo uma condução perfeita. Os tacos centrais mais regulares prometem uma menor resistência ao rolamento, com espaçamento aberto entre eles para limpar a lama.
Primeiras Impressões
Após alguns quilómetros em terrenos mistos, nota-se (no tamanho 2,35″) um pouco de ruido no rolar do pneu, especialmente em piso duro. Apesar dos tacos centrais estarem desenhados para oferecer menor aderência, a verdade é que os intermédios e laterais conseguem-se fazer ouvir. Dito isto, nos trilhos nota-se bem que é um pneu rolador e é até possível ter a percepção de quando se entra na curva sentir os tacos laterais a cravar no terreno e à medida que a roda endireita o pneu sai a rolar.
Desde singletracks em terreno duro e muito seco, a secções com terra solta e muita pedra, descidas técnicas com raízes… o Racing Ray teve um desempenho excelente, mostrando que é sem dúvida uma escolha a ter em conta no que se refere às provas actuais, com percursos muito mais técnicos e com muitas transições de terreno. Em termos de travagem também se mostrou muito sólido e não decepcionou.
O composto Addix Speedgrip oferece excelente aderência em condições secas e boas características de amortecimento. No nosso primeiro teste conseguimos um grande número de impressões relativamente a este pneu, mas, infelizmente, não tivemos a oportunidade de testar o seu desempenho em condições de chuva. No entanto, sabemos que este composto Addix oferece também grande aderência em condições de piso molhado.
Este pneu está disponível com o composto Addix Speedgrip, que tenta encontrar o melhor equilíbrio entre velocidade e aderência. Com a protecção lateral SnakeSkin e TLE Tubeless-Ready, está disponível para roda 26″ (565g), 27.5″ (590g) e 29″ (625g) x 2.25″, ou então no tamanho 29 x 2.1″ (595g). O seu preço ronda os €50 nesta versão. Irá existir também na versão Performance, uma gama inferior, mais barata.
O Racing Ray é um pneu de BTT para a roda da frente com excelente aderência nas mudanças de direcção e apto para qualquer época do ano. Umas das novidade nesta nova geração de pneus Schwalbe é que o fabricante passa a confiar nos tacos redondos que já tornaram o Fat Albert muito popular. Uma das razões para isso, é que podem receber forças de qualquer direcção e reagir de forma idêntica, tornando-os desta forma mais previsíveis.