Em Maio de 2018, a Schwalbe começou a definir um novo padrão de combinação para o Cross-Country e criou um “par perfeito” para o XC. Combinou o recém-nascido Racing Ray para a roda dianteira e o renovado Racing Ralph para a roda traseira.

Durante muito tempo, o Racing Ralph foi o pneu da Schwalbe preferido para XC de condições mistas e até como pneu de trail para trilhos menos exigentes. Mas agora, o Ralph tem um novo irmão chamado Ray, especificamente desenvolvido para a roda da frente, que oferece melhor aderência e menor resistência ao rolamento.

-Publicidade-

Review-Racing-Ray-1Tivemos a oportunidade de testar o novo Racing Ray e logo no primeiro contacto, o padrão agressivo, contudo com tacos mais redondos, chamou a atenção. Este novo pneu foi desenhado com características para proporcionar óptimas mudanças de direcção para maximizar o controlo.

 

Na nossa balança o 29x2.35" atingiu as 630gr... terá sido o elástico o culpado?
Na nossa balança o 29×2.35″ atingiu as 630gr… terá sido o elástico o culpado?

O piso do Ray tem tacos laterais mais estáveis para uma aderência consistente quando o pneu é empurrado com força para os cantos, oferecendo uma condução perfeita. Os tacos centrais mais regulares prometem uma menor resistência ao rolamento, com espaçamento aberto entre eles para limpar a lama.

 

Review-Racing-Ray-4

Primeiras Impressões

Após alguns quilómetros em terrenos mistos, nota-se (no tamanho 2,35″) um pouco de ruido no rolar do pneu, especialmente em piso duro. Apesar dos tacos centrais estarem desenhados para oferecer menor aderência, a verdade é que os intermédios e laterais conseguem-se fazer ouvir. Dito isto, nos trilhos nota-se bem que é um pneu rolador e é até possível ter a percepção de quando se entra na curva sentir os tacos laterais a cravar no terreno e à medida que a roda endireita o pneu sai a rolar.

Review-Racing-Ray-8Desde singletracks em terreno duro e muito seco, a secções com terra solta e muita pedra, descidas técnicas com raízes… o Racing Ray teve um desempenho excelente, mostrando que é sem dúvida uma escolha a ter em conta no que se refere às provas actuais, com percursos muito mais técnicos e com muitas transições de terreno. Em termos de travagem também se mostrou muito sólido e não decepcionou.

 

Review-Racing-Ray-7O composto Addix Speedgrip oferece excelente aderência em condições secas e boas características de amortecimento. No nosso primeiro teste conseguimos um grande número de impressões relativamente a este pneu, mas, infelizmente, não tivemos a oportunidade de testar o seu desempenho em condições de chuva. No entanto, sabemos que este composto Addix oferece também grande aderência em condições de piso molhado.

 

Review-Racing-Ray-10Este pneu está disponível com o composto Addix Speedgrip, que tenta encontrar o melhor equilíbrio entre velocidade e aderência. Com a protecção lateral SnakeSkin e TLE Tubeless-Ready, está disponível para roda 26″ (565g), 27.5″ (590g) e 29″ (625g) x 2.25″, ou então no tamanho 29 x 2.1″ (595g). O seu preço ronda os €50 nesta versão. Irá existir também na versão Performance, uma gama inferior, mais barata.

 

Review-Racing-Ray-6O Racing Ray é um pneu de BTT para a roda da frente com excelente aderência nas mudanças de direcção e apto para qualquer época do ano. Umas das novidade nesta nova geração de pneus Schwalbe é que o fabricante passa a confiar nos tacos redondos que já tornaram o Fat Albert muito popular. Uma das razões para isso, é que podem receber forças de qualquer direcção e reagir de forma idêntica, tornando-os desta forma mais previsíveis.


REVISÃO GERAL
Desempenho
9
Construção
9
Preço
8
Carlos Santos
Fundador e editor do bttclub.pt. Gosto dos desafios e da aventura que as duas rodas me proporcionam, mas acima de tudo gosto da liberdade do pedal! Nada se compara aquela sensação de pedalar na manhã fresca acompanhada do raiar do sol...