Por uma questão de mobilidade, respeito pelo ambiente e de poupança, a Polícia Municipal de Paços de Ferreira está agora apta a realizar patrulhas em bicicleta. Equipas de polícias municipais vão fiscalizar, durante o verão – e sempre que as condições atmosféricas o permitam – as duas cidades do concelho onde se verifica maior concentração populacional.

municipalpaços_bici2
Foto: Município Paços de Ferreira

O objectivo é permitir um acesso rápido a todos os locais das duas cidades, maior mobilidade na acção da Polícia Municipal, além de contribuir para a sensibilização ambiental que se pretende efectiva junta da população do concelho, nomeadamente junto da comunidade escolar.

-Publicidade-

A apresentação do projecto foi realizada esta quinta-feira, no Parque Urbano de Paços de Ferreira, mas os elementos já andam nas ruas e a reacção das pessoas, dizem, está a ser positiva.

São três os factores que estiveram na base desta decisão, explicou o vice-presidente da autarquia, Paulo Sérgio Barbosa. “É uma questão ambiental, de mobilidade e de poupança. Através da bicicleta conseguem chegar a locais diferentes e conseguem chegar mais rápido. Se fossem de viatura não poderiam chegar ao parque urbano”.

Para já, o patrulhamento conta com duas bicicletas e estão ligados à iniciativa sete dos 14 polícias municipais do efectivo municipal. “Esperamos aumentar o número de bicicletas em breve”, afirmou o autarca, dizendo que a medida avança a custo zero. “As bicicletas foram oferecidas”, realçou.

municipalpaços_bici

Quase todos os elementos da Polícia Municipal são praticantes de BTT o que facilitou a adaptação ao novo meio de locomoção. Os elementos da Polícia Municipal já andam na rua, com atenção especial aos centros escolares e parques de lazer.