O Centro de BTT Seia – Aldeias de Montanha, nova infraestrutura vocacionada para apoiar os praticantes de BTT e cicloturismo de montanha, é inaugurado este domingo, 14 de Maio, informou a Câmara Municipal de Seia em comunicado.

marcaçoes-centrobtt-seiaInstalado na antiga escola primária de Santa Comba de Seia, o novo Centro de BTT conta com balneários e estação de serviço para bicicletas (inclui máquina de lavagem e enchimento de pneus e uma mini-oficina) funcionando em regime de self-service.

-Publicidade-

O Centro de BTT compreende um conjunto de quatro itinerários, desde o sopé da serra até às zonas de maior altitude, com ligação ao Centro de BTT de Manteigas e à GR 22 – Grande Rota das Aldeias Históricas.

“Esta rede de Caminhos de Montanha cicláveis, para além de respeitar os requisitos da Federação Portuguesa de Ciclismo, no que se refere aos diferentes graus de dificuldade, permite um contacto com a diversidade natural e cultural que tão bem diferencia este território de montanha”, refere a autarquia.

“Os percursos atravessam cenários bucólicos, onde as vinhas além de constituírem um elemento estruturante da paisagem, estabelecem a ligação entre a serra da Estrela e a cultura vinhateira do Dão, como é o exemplo da Rota da Vinhas”, explica a autarquia de Seia. “Também houve o cuidado de assegurar que os caminhos permitissem a passagem pelos campos que são o pasto das ovelhas Bordaleiras da serra, na Rota do Vale do Seia. E, porque a água está também na génese da instalação de um importante conjunto de centrais hidroeléctricas, como não poderia deixar de ser um dos percursos conduz os praticantes às principais centrais que integram a ‘Cascata’ da Estrela.”

Após a inauguração, que está marcada para as 10h, terá lugar um passeio de bicicleta na Rota das Vinhas, um dos quatro itinerários cicláveis marcados no âmbito do projeto das Aldeias de Montanha.


1 COMENTÁRIO

Comments are closed.