Já existe movimento nas obras do futuro Centro de Atletismo e BTT, que está a nascer em terrenos municipais no lugar do Talvai, zona norte da cidade de Famalicão, mas a sua conclusão já foi adiada para 2020.

A autarquia Famalicense divulgou em 2016 o projecto que visa a construção de um centro de atletismo e BTT na zona Norte da cidade . Iniciado o ano de 2019, as obras ainda estão numa fase muito preliminar.

-Publicidade-

Antes do Natal, as associações do concelho com a modalidade de atletismo e vários atletas acompanharam o presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e o vereador do Desporto, Mário Passos, numa visita ao local, onde constataram a aproximação da conclusão da primeira fase das obras.

O vereador Mário Passos, explicou, durante visita à obra, que problemas relacionados com a «complexidade técnica das condições geológicas do terreno» acabaram por tornar esta fase bastante mais demorada do que o previsto.

Já é possível constatar a a primeira fase das obras.

Neste momento, contudo, já é possível antever a forma e a localização precisa da pista de atletismo através dos muros de suporte construídos. O equipamento está a ser construída em estreita colaboração com as associações locais e com a Federação Nacional de Atletismo e, de acordo com os responsáveis, será “uma das melhores do país”.

Após a construção da pista de atletismo, irão iniciar os trabalhos para a construção de um Centro de BTT. Este terá um edifício de apoio de um piso e uma área de manutenção de bicicletas com equipamento adequado e localizado numa zona coberta. Na praceta que serve de receção ao centro de BTT está localizada uma pista de Pump Track que servirá de apoio à formação e iniciação do BTT, bem como ao aperfeiçoamento da técnica.

Com um investimento municipal que deverá se aproximar dos 2 milhões de euros, a infraestrutura será construída em duas fases, encontrando-se agora prevista a sua conclusão para meados de 2020.