Apoio do Governo à compra de bicicletas elétricas é limitado a mil unidades.

O Governo vai reforçar o incentivo à compra de veículos elétricos com efeitos já em 2019, de acordo com o Jornal Económico, designadamente através do aumento do montante previsto para a aquisição de automóveis elétricos por particulares e também mediante apoios à compra de bicicletas urbanas elétricas.

-Publicidade-

O apoio às bicicletas elétricas é a grande novidade. Neste caso, o apoio do Estado será de 250 euros, independentemente do valor da compra. No entanto, este incentivo, ligado ao Fundo Ambiental, está limitado a 1000 unidades, segundo avança o mesmo Jornal.

De acordo com o Ministério do Ambiente e da Transição Energética, para receber os 250 euros, o vendedor deverá “passar um comprovativo”, a entregar pelo proprietário, em como a bicicleta elétrica é destinada a uso citadino/urbano, não estão incluídas no apoio bicicletas destinadas a uso desportivo, nomeadamente bicicletas de montanha.

Os incentivos serão atribuídos por ordem de candidatura, ou seja, é dada prioridade aos primeiros contribuintes que se candidatem até que o valor destinado ao apoio esteja esgotado. Citado pelo JN, o secretário de Estado da Mobilidade, José Mendes, frisa que os candidatos ao incentivo à compra de velocípedes elétricos têm de apresentar uma fatura onde conste tratar-se de uma bicicleta urbana ou citadina.

Este incentivo abrange também quem comprou bicicletas elétricas desde 1 de Janeiro deste ano, que também se poderá inscrever.