O Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal”, que a Associação de Ciclismo do Minho promove no dia 24 de Junho, em Guimarães, continua com a adesão de nomes sonantes da modalidade que estarão presentes na iniciativa que este ano integra as comemorações do centenário do Centro Juvenil de São José e um projecto de inclusão social que resulta de uma parceria entre a Cercigui e o CNE – Corpo Nacional de Escutas.

A participação no Passeio Dia 1 de Portugal é gratuita e os participantes terão direito a uma t-shirt oficial.  As inscrições podem ser efetuadas online (AQUI).
A 7ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal voltará a ter dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini passeio), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.
Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade urbana, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como “a primeira tarde portuguesa”.

-Publicidade-

A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica “festa do ciclismo de lazer” em que pode participar toda a família. Cândido Barbosa (ex-ciclista e Embaixador da Liberty Seguros para o desporto), Delmino Pereira (ex-ciclista e Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo), o ciclista profissional Tiago Machado (Team Katusha), Ricardo Gomes (Campeão Nacional e do Minho de Paraciclismo – BTT e Pista), José Carneiro (Campeão Nacional de BTT Down Hill), Marta Branco (Campeã Nacional de BTT Cross Country) e José Rodrigues (Campeão do Minho de BTT Maratonas) são algumas das presenças confirmadas.
Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 – Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013) e integrou no ano passado o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa.

Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), serão preparados dois percursos com o trajeto inicial (no Centro Histórico de Guimarães) a ser efetuado em conjunto pelos dois grupos de participantes (Passeio e Mini Passeio). À passagem pelo local da partida, depois do trajeto inicial no Centro Histórico, terminará o Mini Passeio.

A CP – Comboios de Portugal oferece aos participantes um bilhetes especial pelo preço de 2 € (ida e volta por pessoa) nos comboios Urbanos do Porto, linhas de Guimarães, Braga, Aveiro e Marco de Canavezes, mediante a apresentação da inscrição no Passeio. O transporte de bicicletas é gratuito mas limitado à capacidade do espaço multiusos dos comboios.

 

Vídeo da edição do ano passado: