A viagem da Equipa Portugal até Nové Město na Moravě, na Républica Checa, terminou com a conquista do 23.º posto de David Rosa na principal prova do programa de competições. 

david-rosa-equipa-portugalNa corrida Elite, o suíço Nino Schurter repetiu o triunfo do ano anterior mas, desta feita, sem grandes folgas. As seis voltas ao circuito acabaram ao sprint tendo o campeão mundial da especialidade batido, por escassos centímetros, o neo-zelândes Anton Cooper, segundo classificado.

Enquanto isso, o campeão nacional David Rosa fez uma prova à altura dos vinte melhores terminando o rápido circuito – com piso seco – na 23.ª posição, superando o 24.º posto da passada semana, na prova da Taça do Mundo de Albstadt, na Alemanha. Rosa completou a primeira volta na 26.ª posição subindo até ao 18.º posto na quarta e antepenúltima volta. A quebra veio na parte decisiva na qual desceu até ao 23.º posto final.

Mário Costa, na 66.ª posição, e Ricardo Marinheiro, no 76.º lugar, foram os restantes portugueses em ação em Nové Město na Moravě.

Foi uma corrida diferente da semana passada, com piso seco e muito mais rápida. Na sua segunda prova da Taça do Mundo esta temporada, o David Rosa mostrou um nível superior e melhorou a sua calssificação face à ronda de Albstadt. No entanto, mais do que a classificação noto a sua evolução dentro da corrida. Até à parte decisiva da última volta rodou no “top-20” e apesar de ter perdido dois ou três lugares já na parte final, terminou a 2m30s do vencedor. É uma evolução muito grande face aos seus registos habituais e, como tal são indicadores de que trabalho está a ser bem feito. Estamos prestes a entrar na fase de qualificação olímpica – inicia-se a 28 de maio, terminando a 20 de maio de 2020 – e, embora satisfeitos com a prestação do David Rosa, precisamos de mais corredores portugueses a pontuar“, reconheceu Pedro Vigário, seleccionador nacional.

Além dos Elite Masculinos, no último dia do programa de competições em Nové Město na Moravě, habitual estância de desportos de Inverno, competiram as Elites Femininas. Na vitória da dinamarquesa Annika Langvad, a portuguesa Joana Monteiro foi 62.ª classificada.

No ranking da Taça do Mundo de XCO, após três provas disputadas, David Rosa ocupa o 38.º lugar, com 118 pontos conquistados. 

A Seleção Nacional regressará à disputa das provas da Taça do Mundo na etapas de Val di Sole (Itália) e Vallnord (Andorra), ambas em Julho.