O Shimano STePS MTB é o novo grupo de transmissão para bicicletas eléctricas. A marca utiliza o seu know-how tecnológico, após muitos anos de desenvolvimento de componentes de BTT de gama alta para lançar esta versão (E8000) dedicado para a vertente BTT, após já em 2013, ter lançado o seu primeiro de grupo de componentes para bicicletas eléctricas com o foco urbano, o E6000.

shimano_steps_1

-Publicidade-

Como o sistema urban STePS, os sistemas Bosch, Specialized e outros que vieram antes destes, o novo grupo Shimano STePS MTB é simplesmente um motor auxiliar que adiciona potência à força que o ciclista coloca nos pedais, e tem um limite de velocidade, onde ele deixa de fornecer energia.

A Shimano e outros fabricantes vêem esta solução para ajudar os ciclistas a viajar mais longe, ou seja, o ciclista poderá estender a sua pedalada para explorar novas áreas e conquistar novos horizontes. O foco principal de marketing da marca, é que, desta forma aumenta o nível de igualdade entre os ciclistas de diferentes níveis de aptidão física e habilidade, para que possam desfrutar de um passeio juntos. E, quando a subida fica mais fácil, os ciclistas ganham mais tempo para poder aproveitar as descidas.

Shimano_drivetrain_driveside

Todo o trabalho deve-se principalmente à leve e compacta unidade motora E8000, projetada sob o conceito de ser um grupo intuitivo, que proporcione uma sensação natural para o ciclista. A pedaleira possui Q-factor estreito fazendo com que o ciclista sinta como se estivesse a pedalar numa bicicleta de montanha comum.

Shimano_shifter_computer
A unidade motora é gerida por um controlador com três configurações – Eco, Trail e Boost – para diferentes tipos de terreno.

 

BT-E8010A alimentação do motor é fornecida por uma bateria de grande capacidade (BT-E8010), com 500Wh, contando também com opção de bateria para montagem no downtube da bicicleta.

 

A força motriz é transmitida por intermédio de uma coroa específica, que inclui a pedaleira FC-E8050/E8000 e coroa de 34 ou 38 dentes (SM-CRE80-B/CRE80), que vem com um dispositivo de retenção de corrente opcional (SM-CDE80). O sistema é controlado por um display elegante (SC-E8000) e um trocador Firebolt (SW-E8000-L), juntamente com um sensor de velocidade (SM-DUE10) para a roda traseira.

Os componentes restantes do sistema de transmissão podem ser configurados com grupos Shimano Di2 MTB (XTR / XT) ou mecânicos de 10 e 11 velocidades.

 

O novo sistema do Shimano Steps MTB pode comunicar-se via Bluetooth com a plataforma do software E-TUBE, o que permite aos utilizadores alterarem as configurações num computador ou até mesmo no tablet e smartphone. A marca anunciou que os componentes Shimano Steps MTB estarão disponíveis a partir de Outubro de 2016.


1 COMENTÁRIO