O Squirt Long Lasting Chain Lube é um lubrificante de corrente “seco” de longa duração à base de cera. Foi desenvolvido para manter a corrente lubrificada em distâncias mais longas, superando os lubrificantes à base de óleo convencionais, bem como para manter a corrente limpa. O Squirt pode ser usado tanto para bicicleta de montanha como para bicicleta de estrada.

Squirt Long Lasting Chain Lube
Squirt Long Lasting Chain Lube

Não contendo solventes nocivos, o Squirt é 100% biodegradável e ecologicamente correto. Como é um lubrificante bastante fino, consegue penetrar facilmente nas partes internas da corrente… onde ocorre todo o desgaste da corrente.

-Publicidade-

 

APLICAÇÃO

Como todos os lubrificantes à base de cera, o Squirt funciona melhor quando aplicado numa corrente limpa e seca. Isso significa que é preciso limpar completamente a corrente. No teste que fizemos a corrente era praticamente nova e não tinha sido aplicado mais nenhum lubrificante, nesse caso uma boa limpeza é suficiente e não é necessário desmontá-la.

BttClub-Squirt-Chain-Lube-Review-2Nos casos em que a corrente estiver com muita sujidade e/ou com qualquer outro tipo de lubrificante (especialmente lubrificantes à base de óleo) é aconselhável desmontar a corrente e fazer uma boa limpeza com um desengordurante concentrado, caso contrário o Squirt terá dificuldade em aderir.

BttClub-Squirt-Chain-Lube-Review-3É muito importante que a corrente fique bem limpa, em alguns casos isso pode ser moroso, mas só será necessário fazê-lo uma vez, então é bom que fique bem feito.

“Para aplicações futuras do Squirt, basta apenas escovar a corrente, e aplicar o produto.”

Uma vez que a corrente esteja limpa e seca, basta aplicar o Squirt como qualquer outro lubrificante: uma gota em cada pino / elo. Vá girando os cranques para que o lubrificante possa penetrar profundamente na corrente. Não limpe qualquer excesso – ele sairá sozinho.

BttClub-Squirt-Chain-Lube-Review-4Deixe o lubrificante secar, e após cerca de 5 minutos, aplique mais uma camada e, novamente, não limpe o excesso. Deixe secar, e está pronto para andar.

Aplicar o Squirt após uma saída é uma boa ideia, pois o lubrificante secará e estará pronto para o próximo passeio. Se antecipar um passeio/prova em condições molhadas, a sua aplicação na noite anterior vai garantir que o lubrificante esteja seco no dia seguinte.

TESTE

Durante o tempo em que testei o Squirt Chain Lube, notou-se bem a diferença para os outros tipos de lubrificantes, seja na questão da limpeza e lubrificação ou na facilidade  de reaplicação do produto. O fabricante recomenda a reaplicação a cada 4 horas de pedalada. Na minha experiência, falando em quilómetros, o Squirt consegue manter a corrente lubrificada durante cerca de 250km em condições secas.

O Squirt cumpre na perfeição o seu trabalho em manter a corrente limpa de detritos. Seja em trilhos secos com muito pó ou em lama, é notavelmente visível a diferença entre a corrente e os restantes componentes, a corrente parece sempre mais limpa.

BttClub-Squirt-Chain-Lube-Review-6
O Squirt deixa a corrente esbranquiçada após aplicação

Ruidos indesejados na transmissão após atravessar trilhos lamacentos também são suprimidos, pois o Squirt Chain Lube faz um bom trabalho em repelir todos os detritos que costumam ficar agarrados à corrente, isso irá aumentar o tempo de vida de toda a transmissão.

O facto de ser um lubrificante seco também é uma grande melhoria no que diz respeito a ter de manusear a corrente ou os componentes de transmissão, que deixam de estar tão sujos e evita as “mãos com óleo” caso tenhamos de intervir em algum.

O Squirt é um lubrificante bastante fino e de cor branca
O Squirt é um lubrificante bastante fino e de cor branca

O único ponto que posso considerar negativo é o facto de o Squirt durar um pouco menos que outros lubrificantes que utilizei antes, principalmente em condições de chuva, aí a duração reduz para menos de metade do que em condições secas e necessita de ser reaplicado.

REAPLICAÇÃO

Uma das principais vantagens é a facilidade de aplicação/reaplicação do Squirt. Não há necessidade de desengordurantes e limpezas profundas como com os lubrificantes húmidos. Simplesmente escove a corrente e se necessário uma lavagem com água e sabão. Após secar, aplique uma camada de Squirt e está pronto. Em apenas uns minutos, temos a corrente bem lubrificada!

CONCLUSÃO

Até agora, a experiência com o Squirt Chain Lube é muito boa. Não ter manchas de óleo nas pernas e mãos já é bastante positivo mas a lubrificação é mesmo bastante boa, especialmente em condições secas.

A corrente está visivelmente mais limpa, pois os detritos não agarram com tanta facilidade. A sujidade retida na corrente é facilmente limpa com uma escova e a reaplicação do produto faz-se em dois minutos. Era bom que a sua duração fosse maior, antes de ter de reaplicar, mas é um processo tão simples e fácil que não é muito relevante.

BttClub-Squirt-Chain-Lube-Review-1O Squirt Long Lasting Chain Lube de 120ml. pode ser adquirido por cerca de €10 no mercado nacional.

Para mais informações visite o website da Squirt ou do distribuidor para Portugal, Musette.

REVISÃO GERAL
Desempenho
10
Durabilidade
9
Preço
9.5
Fundador e editor do bttclub.pt. Gosto dos desafios e da aventura que as duas rodas me proporcionam, mas acima de tudo gosto da liberdade do pedal! Nada se compara aquela sensação de pedalar na manhã fresca acompanhada do raiar do sol...