As opiniões dividem-se, os ciclistas dizem que os automobilistas não respeitam, os automobilistas dizem que os ciclistas abusam dos direitos que possuem!
As novas regras de circulação para os ciclistas estão em vigor há quase dois anos, mas ainda há muitas queixas dos comportamentos dos automobilistas. Dois ciclistas decidiram, por isso, começar a gravar os percursos de bicicleta para mostrar às pessoas do que se queixam.
Infelizmente é uma realidade… para a maioria dos condutores os ciclistas são invisÃveis… para os que os vêem, são um estorvo e uma ameaça… lamentável!!! No entanto, cabe aos ciclistas o cumprimento estrito das regras, o que não invalida o que escrevi atrás.
Atenção Srs. ciclistas,não abusem e não desafiem os automobilistas com a ideia que a lei está a nosso favor! Há muitos automobilistas que não conhecem a nova lei,que dá direitos aos ciclistas´mas tão bem há ciclistas que não conhecem a lei e pensão que podem fazer tudo na estrada, assim como ir aos Ss,ocupar toda a faixa de rodagem e uma fila de carros atrás deles a 8 Km Hr. Vamos respeitar para tão bem sermos respeitados. Eu sou automobilista e sou ciclista e vejo os dois lados! Boas pedaladas e boa viagens de bike!!!
Acho engraçado este tipo de situações, sempre respeito os ciclistas mesmo antes das recentes leis entrar em vigor mas, se há condutores que não respeitam os ciclistas, também há uma grande parte dos ciclistas que só para não tirar os pés dos pedais passam sinais vermelhos, passadeiras com peões a passar, ultrapassam pela direita quando a fila rola mais lenta, resumindo não generalizem meus amigos, se há maus condutores também há maus ciclistas, lamentavelmente nós que circulamos na estrada temos que nos resguardar.
Porque tapam as matriculas dos infratores?! Ao menos sabiamos identificar os veiculos
Aqui no Brasil a situação é muito pior. A esmagadora maioria das grandes cidades não tem ciclovia, e os motoristas vêem os ciclistas como um estorvo, um obstáculo. Eu quase fui atropelado várias vezes.
Ambos falham, mas é desesperante em estradas estreitas apanhar ciclistas 2 a 2 fazendo uso dos novos direitos e a provocar filas enormes! Abuzam um pouco… E eu também ando de bike.
Ainda este fim de semana pude comprovar isso quando fui para a estrada por necessidade (coisa que evito o mais possivel, podem ficar com ela à vontade), e num curto espaço de kms, na estrada estreita de Sesimbra ao Cabo Espichel, fiz a estimativa por alto: – 10% dos automobilistas ou menos, ultrapassaram-me com uma distância aceitável (nunca o 1,5m) ou esperaram para me ultrapassar com um veiculo a vir no sentido contrário – 30% dos automobilistas ultrapassaram-me com uma distância mÃnima longe dos 1.5m com alguns a ultrapassar com um carro no sentido contrário ao mesmo tempo e – 60% ignoraram todo o civismo e passaram rente com ou sem carros no sentido contrário, inclusive um deles tocou-me de raspão na mão, mais 2 cm e mandava-me ao chão. Resta dizer que eu cumpri todas regras da estrada, fui o mais possivel junto à berma, sempre que possivel na pequena faixa da estrada fora da linha continua lateral direita, mesmo com a estrada degradada passando por cima dos buracos com risco de cair. Vi passar por mim ciclistas com bicicleta de estrada e imagino os riscos que correram nessa estrada por aà abaixo já que não podem fazer o mesmo que eu nas bermas com uma BTT. Esta é a realidade, dizer outra coisa é pura hipocrisia!!! Sim tb sou automobilista e respeito sempre os outros, principalmente os ciclistas como eu!
Concordo, todos falham e eu também partilho o uso do automóvel e o BTT , bastantes vezes em alcatrão. Já a contar com isso tomo as minhas precauções e tento andar o mais á direita possÃvel e com os sentidos sempre alertas ,porque se houver azar por mais razão “legal” que tenha, quem vai ficar pior serei sempre eu.
Tem Razão José Gaio todos falham…. a diferença é que uma falha dum Automobilista / Camionista pode facilmente MATAR enquanto que uma falha dum Ciclista dificilmente MATA!!!!!! Tambem sou Automobilista, Motociclista e Ciclista e talvez por isso percebo que quando o peso e dimensão do veiculo conduzido aumenta leva a um acréscimo de perigo quando as falhas acontecem!!!!!!!! Logo tambem deveria aumentar a Responsabilidade e na falta desta as respectivas sanções.
1º – Praticamente todos os ciclistas são também automobilistas. 2º – Quem se encontra nestas duas situações, sabe perfeitamente que os automobilistas são praticamente os únicos que não respeitam! Eles nem os outros automobilistas respeitam! Como em tudo à também alguns ciclistas que falham, mas em comparação são muitos pouco! Para não falar da segurança de uns e outros que são completamente distintas. Dizer o contrário é viver em outro planeta!
e eu sou tanto ciclista como automobilista.
Vejo abusos de ambas as partes, sou bttista e a minha profissão é andar na estrada! Ambos FALHAM!!!!!!!!!!!
Os automoblistas devem ter razão …. os Ciclistas são perigosos, a qualquer hora se vê noticias do tipo “Ciclista provoca capotamento de Automovel” alguns até viram Camiões!!!!!! Com aqueles veiculos enormes com imensas rodas …. os Ciclistas são mesmo perigosos !!!!! Sendo assim os Automobilistas são uns “santinhos” (só não lhes crescem uma asinhas porque depois não dava jeito quando fossem nos seus carrinhos….).