Já abriram as inscrições para a corrida de bicicleta mais pequena do mundo! A corrida acontece nos 265 metros da Calçada do Elevador da Glória que liga a Baixa de Lisboa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara).

Cartaz-Subida-Gloria-Jogos-Santa-Casa-2018-0Lisboa vai receber a 23 de setembro, a partir das 20 horas, mais uma edição da vibrante Subida à Glória Jogos Santa Casa.
Podem começar a treinar porque o percurso é pequeno mas muito inclinado!

-Publicidade-

A mítica prova de ciclismo realiza-se na íngreme Calçada da Glória que liga a Praça dos Restauradores ao Jardim de São Pedro de Alcântara no muito movimentado Bairro Alto. A prova de ciclismo recupera uma tradição antiga da capital portuguesa e traz para a noite lisboeta as bicicletas, que estão cada vez mais presentes na vida dos portugueses.

Na primeira edição oficial da Subida à Glória, em 1913, Alfredo Piedade precisou de 1 minuto e 05 segundos para completar os vertiginosos 265 metros da Calçada da Glória. Na “nova vida” da Subida à Glória, Ricardo Marinheiro tornou-se o recordista da prova ao gastar apenas 35,59 segundos na rampa que tem declive médio superior a 17%.

Ricardo Marinheiro na Subida da Glória
Ricardo Marinheiro na Subida da Glória

Até agora ainda nenhum concorrente conseguiu ultrapassar o tempo conseguido pelo “Torpedo da Glória”, nome pelo qual ficou conhecido Ricardo Marinheiro que venceu a prova entre 2013 e 2016. No ano passado os jovens Tiago Simões e Marta Branco foram, os vencedores das finais, masculina e feminina, mas longe de se aproximarem do tempo recorde de Ricardo Marinheiro.

“Estamos a trabalhar para que nesta edição o evento tenha um cariz ainda mais popular, para promover e potenciar o desenvolvimento da prática recreativa e quotidiana do ciclismo”, refere Maria da Cunha, directora de Gestão de Marca e Patrocínios da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, num comunicado da organização.

Subida-GloriaA Subida à Glória também marca “o início da Comemoração da Semana Europeia do Desporto, iniciativa promovida pela Comissão Europeia juntamente com o Instituto Português do Desporto e Juventude e à qual os Jogos Santa Casa se associam através de um conjunto de actividades dirigidas a pessoas de todas as idades, com níveis diferentes de condição física.”

Cartaz-Subida-Gloria-Jogos-Santa-Casa-2018A organização convida todos os amantes de ciclismo a aceitarem o desafio de se inscreverem na corrida. As inscrições são abertas a homens e mulheres com idade igual ou superior a 16 anos, mas limitadas a 300 participantes. A partir das 20h do dia 23 de Setembro os interessados poderão tentar completar os vertiginosos 265 metros da Calçada da Glória juntamente com outros participantes e quem sabe bater o recorde do “Torpedo da Glória”.

Mais informações em www.subidaagloria.com