Gustavo Veloso venceu, esta quarta-feira, a sexta etapa da Volta a Portugal. O ciclista espanhol da W52-FC Porto foi o primeiro a chegar à Guarda, seguido de Daniel Silva, da Rádio Popular-Boavista, e de Raul Alarcon, também da W52-FC Porto.

gustavoveloso_6etapa

No entanto, além de Gustavo Veloso, esta sexta etapa teve outro protagonista. Jóni Brandão, da Efapel, isolou-se ao quilómetro 88 mas acabou por sentir a pressão dos perseguidores, os ciclistas da W52-FC Porto. Brandão acabou por ser alcançado a apenas três quilómetros da meta.

Como se previa, a dupla passagem pela serra da Estrela não compensou a inexistência de um final na Torre. O traçado, ainda que duro, acabou por confirmar-se prejudicial para os trepadores mais puros, dado que o topo da tirada ficava a 70 quilómetros da meta.

Nos 70 quilómetros que faltava para o final, o quinteto portista manteve Joni Brandão a uma distância controlável, decidindo quando fazer abortar a iniciativa – o mais próximo da meta, para que o fugitivo pedalasse o máximo de tempo possível em solitário, desgastando-se mais.

Para Gustavo Veloso esta foi a segunda vitória nesta edição da Volta a Portugal, ele que já tinha vencido na Senhora da Graça. O galego terminou a etapa com 4:55.49 horas e ganhou cerca de 10 segundos a Rui Vinhas, que lidera com 2:25 minutos de vantagem sobre Veloso. Daniel Silva é agora o terceiro, a 2m53s. Depois de todo o esforço, Joni Brandão foi apenas sétimo na etapa, gastou mais 21 segundos do que o vencedor e perdeu o lugar no pódio da geral. É agora o quarto, a 3m13s. Provando que a W52-FC Porto se apresentou num patamar diferente do alcançado pelas demais equipas, Raul Alarcón é quinto classificado e o terceiro homem da equipa no top 5.

A W52-FC Porto comanda por equipas e tem Gustavo César Veloso no topo da classificação por pontos. O colombiano Ramiro Rincón (Funvic SOul Cycles-Carrefour) é o dono da camisola dos trepadores e o russo Alexander Vdovin (Lokosphinx) é o melhor jovem.

Amanhã, ao oitavo dia de competição, chega a primeira tirada teoricamente para sprinters. A sétima etapa em linha vai ligar Figueira de Castelo Rodrigo a Castelo Branco, ao longo de 182 quilómetros.

Classificações
6.ª Etapa: Belmonte – Guarda, 173,7 km
1.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), 4h55m49s
2.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), a 5s
3.º Raul Alarcón (W52-FC Porto), a 7s
4.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), a 10s
5.º Rui Vinhas (W52-FC Porto), mt
6.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), a 21s
7.º Joni Brandão (Efapel), mt
8.º Henrique Casimiro (Efapel), a 26s
9.º Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista), a 32s
10.º Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), a 48s

Geral Individual
1.º Rui Vinhas (W52-FC Porto), 26h36m55s
2.º Gustavo César Veloso (W52-FC Porto), a 2m25s
3.º Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista), a 2m53s
4.º Joni Brandão (Efapel), a 3m13s
5.º Raul Alarcón (W52-FC Porto), a 3m38s
6.º Vicente García de Mateos (Louletano-Hospital de Loulé), a 3m46s
7.º Amaro Antunes (LA Alumínios-Antarte), a 3m55s
8.º Henrique Casimiro (Efapel), a 4m05s
9.º Frederico Figueiredo (Rádio Popular-Boavista), a 4m56s
10.º Rui Sousa (Rádio Popular-Boavista), a 5m35s