Existe um processo aberto pela Agência Francesa Anti-Doping nos testes deste ano do Enduro World Series.

As situações de doping associadas ao ciclismo têm sido, infelizmente, cada vez mais frequentes. Ciclismo de estrada, XCO e Ciclocrosse já todas tiveram as suas doses. No entanto, em disciplinas como o Enduro ou Downhill essa associação directa ainda não está muito presente. Até recentemente. Há já algumas semanas que no mundo do Enduro estão a circular certos rumores sobre casos de doping em alguns atletas.

-Publicidade-

A essência dos rumores têm sido de que os testes de doping do Enduro World Series (EWS) deste ano resultaram numa descoberta adversa, e esta declaração dos organizadores do EWS confirma que ‘algo’ está a acontecer, e parece que há mais do que uma amostra a ser analisada mais detalhadamente:

Estamos cientes de uma investigação em curso pela Agência Francesa Anti-Doping (AFLD), mas ainda não recebemos nenhuma notificação formal do processo. Até que o inquérito seja concluído e sejamos notificados do resultado, não podemos comentar. O EWS solicitou a realização destes testes e agora temos de respeitar o processo formal de AFLD e basear qualquer ação adicional no resultado desse processo, não em boatos ou especulações. Se os atletas em questão estiverem a violar as regras, sanções apropriadas serão aplicadas pela Enduro World Series, juntamente com quaisquer medidas tomadas pela AFLD. ”, referiu Chris Ball do EWS.

Nos últimos dias, estes rumores intensificaram-se, dado que até atletas como Reece Wallace e Brian Lopes recentemente comentaram sobre esta situação nas suas redes sociais.

De recordar que a World Series Enduro anunciou recentemente a colaboração com a UCI no futuro, precisamente para dar mais credibilidade nesta matéria antidoping que não estava dentro das regras da UCI ou do controlo que se aplicam às suas provas. Entre outras medidas, o obejctivo é em conjunto procurarem forma de expandir a modalidade de enduro.

Enquanto isso, teremos que esperar para ver o resultado do processo, e se os envolvidos nestes rumores forem culpados, se são sancionados ou se tudo caí no esquecimento.