Surgiram relatos na Internet sobre o novo grupo para MTB que a SRAM se prepara para lançar – o SRAM SX Eagle.
O grupo Eagle, iniciou-se em 2016 com o XX1 e o X01, topo de gama da marca. Desde então que têm lançado novos grupos Eagle cada vez mais com foco nos preços competitivos, fazendo chegar as transmissões de 12 velocidades a todas as gamas de bicicletas.
Quando se pensava que o grupo NX seria o mais económico da gama, o novo SRAM GX, que ainda nem está disponível no website da SRAM, chega para baixar, ainda mais, a barreira de preço para entrar no 1×12.
Sem muito alarido surgiu o SRAM SX Eagle, que se junta à família Eagle 1×12 como a opção mais económica para montar um grupo de 1×12 para BTT. Do que se sabe para já, o grupo SX Eagle traz uma novo desviador, manípulo e pedaleiro. Tudo por um preço que rondará os €370 (fazendo conjunto com a cassete e corrente Eagle NX), se bem que nas principais lojas online Europeias, o preço poderá ficar ainda mais baixo, atingindo os €290 pelo conjunto! A SRAM amplia ainda mais o conceito de monoprato, atingindo modelos low-end sem problemas.

Apesar de ainda não existirem informações oficiais da SRAM, podemos fornecer alguns detalhes do novo grupo. Na loja alemã BikeDiscount.de, já é possível pré-encomendar o Eagle SX e onde são referidas algumas especificações.
Desviador traseiro SRAM SX Eagle
O desviador traseiro de 12 velocidades espera-se que funcione em todos os grupos de 12 velocidades da SRAM. Compatível com cassetes de 50T, conta com as tecnologias X-SYNC™, X-ACTUATION™ e X-HORIZON™ e Cage Lock, pelo que se vê, de pouco difere para o NX.
Pedaleiro SRAM SX Eagle
O pedaleiro vem com braços de alumínio com 175mm de comprimento e um prato de aço de montagem direta de 32T. Presente em versões Boost e não Boost, com o padrão de eixo DUB da SRAM, mas com opções de suporte inferior para a maioria dos quadros – com rosca, pressfit etc. (DUB BSA73,DUB PF89.5,DUB PF92,DUB PF30 MTB73,DUB BB30 MTB73,DUB BSA MTB68SP)
Manípulo SRAM SX Eagle
O ponto mais curioso é existirem dois tipos de shifters. Uma versão tradicional, com a possibilidade usual de subir mais de um pinhão de cada vez e, e uma versão de troca única. Isso permitiria apenas uma mudança de pinhão de cada vez, um recurso encontrado em outros manípulos SRAM e algo de numerosos fabricantes onde as bicicletas eléctricas se encaixam.
Ainda sem confirmação oficial, a corrente e cassete a usar com o grupo SRAM SX Eagle será a mesma do NX Eagle. A corrente PG-1230, e a cassete 11T-50T que não requer núcleo XD e pode ser utilizada com os cepos Shimano tradicionais.
De acordo com a Bird Cycleworks, o grupo terá um peso total de 2328g, cerca de 200g mais pesado que o Eagle NX.
Aguardamos mais informações sobre sobre o SRAM SX, que iremos actualizar à medida que forem chegando.