Com o mercado ainda a adaptar-se às 12 velocidades, a Rotor apresentou uma transmissão hidráulica 1×13, durante a Eurobike 2018.
Esta transmissão é adaptável a bicicletas de estrada e de montanha, incluindo cyclocross. A sua maior relação, que neste caso seria a versão compatível com bicicleta de montanha, é de 10-52t, sendo assim superior ao recente XTR de Shimano que tem 10-51t.
A Rotor leva sua solução de hidráulica um passo adiante com um novo prato de 13 velocidades. Simplesmente chamado 1×13, o novo desviador e cassete prometem amplas relações, mais opções de marcha e uma cadência otimizada.
O Rotor 1×13 precisa de um novo hub, mas pode ser utilizado como apenas 12 velocidades nas rodas existentes, usando desta forama a cassete de 12 velocidades como uma opção de mais leve para os utilizadores da Eagle.
Uma das suas principais características são as mudanças ainda mais suaves, principalmente em pinhões de menor tamanho. Além disso, por ser hidráulico, não possui cabos ou mecanismo electrónicos e, portanto, ganha em fiabilidade.
O peso da versão de montanha 10-52t, pesa alegadamente 330g. Ainda não havendo nenhuma informação sobre a sua produção ou preço, tudo leva a querer que será comercializado em breve.
Com certeza mais informações desta nova transmissão irão surgir para o mercado, entretanto podem visitar o website do fabricante.