Dominou a competição do início ao fim e a sua vantagem na geral foi de quase 20 minutos em comparação com o resto do pódio. Josep Betalú conseguiu a sua vitória mais confortável neste Titan Desert 2018, prova que já vence pelo terceiro ano consecutivo.
Josep Betalú consegue adicionar mais uma prestação brilhante no Gaes Titan Desert 2018, que terminou esta sexta-feira em Maadid e conseguiu confortavelmentepara reafirmar a sua vitória incontestável na geral. É a terceira vez, depois de 2016 e 2017, que Betalú é proclamado campeão da prova. Assim, está a uma vitória de igualar o recorde absoluto de Roberto Heras, vencedor em 2008, 2010, 2011 e 2012.
Betalú foi o segundo na etapa final após Ramon Sagués, com quem protagonizou a fuga do dia numa etapa de 79 quilómetros que arrancou em Merzouga. Assim, o vencedor da etapa levou o segundo degrau do pódio, enquanto Roberto Bou ficou em terceiro. No feminino, Ramona Gabriel marcou a pedalada de Anna Ramírez para levar a vitória na geral.
6ª Etapa
A última etapa que ligava Merzouga a Maadid ao longo de 79 quilómetros, teve um dia muito ventoso em que a areia deu lugar a um terreno pedregoso que os ciclistas enfrentaram com calma, apesar de que a luta pelo pódio estava por decidir.
“Selu” Gómez foi o primeiro a dar a atacar juntamente com um pelotão que permaneceu praticamente agrupado durante os primeiros quilómetros do corrida. No entanto, tudo começou a mudar durante o primeiro checkpoint do dia, como uma subida de enorme ascensão e uma descida igualmente pronunciada fizeram com que o grande grupo começasse a quebrar.
Nesta altura, Josep Betalú saltou para a frente, e com ele seguiu também Ramon Salgués, apesar da enorme diferença entre eles na geral. Ao quilómetro 56, já levavam cerca de meio minuto de vantagem sobre o grupo que seguia atrás, formado por Roberto Bou, ‘Selu’ Gomez, Guillem Muñoz e Oriol Colomé. Nada mudou até ao final da etapa, Betalú e Sagués cruzaram a meta juntos, este último cruzando a meta primeiro que o grande vencedor da Titan Desert. A terceira posição ficou a cargo de Selu Gomez.
Assim, Betalú, Sagués e Bou subiram ao pódio da general. No feminino, Maialen Noriega venceu a etapa, mas Ramona Gabriel e Anna Ramirez cruzaram a meta juntas e isso valeu à primeira, vencer na general.
Desta forma, concluiram-se seis dias de competição no deserto de Marrocos, prova na qual quase seiscentos participantes compartilharam desafios, sonhos e ilusões. Estes tornaram-se realidade para a maioria dos participantes, que conseguiram obter a sua pedra comemorativa depois de terminarem a prova.
Classificação da sexta etapa. Merzouga-Maadid, 79 kilómetros
1. Ramon Sagués (Espanha) 2h58’06”
2. Josep Betalú (Espanha) a 2”
3. José Luis Gómez Miranda (Espanha) a 15”
4. Roberto Bou (Espanha) íd.
5. Guillem Muñoz (Espanha) a 23”
6. Manuel Beltrán (Espanha) a 6’37”
7. Oriol Colomé (Espanha) a 6’43”
8. Julen Zubero (Espanha) a 6’50”
9. Sebastián Tamayo (Colombia) íd.
10. Moisés Dueñas (Espanha) íd.
Classificação final:
1. Josep Betalú (Espanha) 24h02’21”
2. Ramon Sagués (Espanha) a 19’05”
3. Roberto Bou (Espanha) a 19’31”
4. Guillem Muñoz (Espanha) a 20’37”
5. Julen Zubero (Espanha) a 26’05”
6. Sebastián Tamayo (Colombia) a 43’16”
7. Moisés Dueñas (Espanha) a 49’03”
8. Francesc Freixer (Espanha) a 51’47”
9. Ignacio Gili (Argentina) a 53’59”
10. Manuel Beltrán (Espanha) a 1h05’04”