A iniciativa designa-se Semana da Bicicleta e arrancou ontem, precisamente no Dia Mundial da Bicicleta, prolongando-se até 26 de Abril.

braga-semana-bicicleta

-Publicidade-

Desde ontem (quarta-feira) e até ao dia 26 de Abril, ir de bicicleta para o centro de Braga pode dar descontos no comércio local. A Associação Comercial de Braga (ACB), em parceria com a autarquia, está a colocar estruturas de estacionamento para bicicletas no centro da cidade.

Quem utilizar este meio de transporte, poderá usufruir de descontos no comércio local, entre os 10% e 20%. Com 45 estabelecimentos aderentes, a iniciativa acontece no âmbito da semana para a sensibilização do uso da bicicleta.

O centro da cidade bracarense está preparado acolher a iniciativa, garantiu Rui Marques, director executivo da ACB, na apresentação da iniciativa: “Braga é uma cidade amiga das bicicletas e dos peões…”. O responsável lembrou ainda que Braga é “relativamente plana” e “tem condições ideais para que a bicicleta seja encarada como meio privilegiado para pequenas deslocações”.

Cada estabelecimento comercial, da restauração às lojas, terá um estacionamento de bicicletas temporário. Presente na apresentação do evento, o vereador do ambiente, Altino Bessa destacou “a adesão significativa” dos comerciantes. “Embora provisório, o estacionamento serve como uma atitude simbólica, onde a grade estará devidamente identificada. Pretendemos que os espaços sejam o mais ocupados possível”, disse.

Diogo Carvalho, comerciante no centro histórico, enalteceu a iniciativa, tendo em conta as dificuldades de chegar ao centro. “Para além da parte ambiental, pela dificuldade de chegar ao comércio e estacionar no centro, destaca-se a forma como se poderá atrair amantes da bicicleta ao comércio do centro da cidade”, referiu.

É mais uma iniciativa da Associação Comercial de Braga que quer pôr os bracarenses a andar de bicicleta no centro da cidade. Os descontos nos estabelecimentos aderentes estarão disponíveis no website da ACB.