O presidente da União Ciclista Internacional (UCI), David Lappartient, anunciou hoje a atribuição ao Centro de Alto Rendimento (CAR) de Anadia do estatuto de Centro Continental de Ciclismo. 

Depois de já ter centros continentais em África, na Ásia e na América, o Centro Mundial de Ciclismo passa a ter em Anadia o primeiro Centro Satélite na Europa. Este estatuto é o reconhecimento da qualidade das infraestruturas e dos recursos humanos afetos ao CAR Anadia, o que permitirá que alguns atletas de países em vias de desenvolvimento no que ao ciclismo diz respeito passem algumas temporadas em Anadia em trabalhos específicos.

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A inauguração das pistas de BMX, junto ao Velódromo Nacional, em Sangalhos, assim como da pista de BTT-Cross Coutry Olímpico (XCO), no antigo parque de campismo da Curia, reforça a oferta do CAR, juntando-se ao velódromo para ciclismo de pista e às estradas da região, ideais para treinos de ciclismo de estrada. A pista de BMX é a única com características olímpicas na Península Ibérica. A pista de XCO, desenhada de raiz, é uma infraestrutura fundamental para o trabalho de base das Seleções Nacionais desta disciplina.

Hoje é um dia muito feliz. Já tinha vindo a Anadia algumas vezes, mas as novas pistas de BTT e de BMX superam o que poderia esperar. Exceto no Centro Mundial de Ciclismo, em Aigle, não há outro centro no mundo que junte todas as vertentes olímpicas do ciclismo, como acontece aqui – falta apenas, mas espero que esteja para breve uma pista de BMX freestyle. Por isso, tenho a honra de anunciar que o Comité Diretor da UCI decidiu, por unanimidade, atribuir a Anadia o estatuto de Centro Continental”, afirmou o presidente da UCI, na cerimónia de inauguração.

O CAR Anadia é já palco, há vários anos, de estágios de diferentes seleções de ciclismo e de paraciclismo da vertente de pista. A partir de agora, com o selo de qualidade UCI, serão, certamente, reforçadas essas visitas, às quais se juntarão seleções nacionais de BMX e de BTT.

O desenvolvimento do ciclismo português também é uma prioridade. A existência do velódromo permitiu um trabalho de base no ciclismo de pista, com múltiplos resultados visíveis. As pistas de BMX e de XCO, duas disciplinas olímpicas, contribuirão para o trabalho científico nestas áreas. Além disso, o edifício de apoio da pista de BMX alberga, a partir de hoje, o Centro de Avaliação e Controlo de Treino da Federação Portuguesa de Ciclismo, que estará ao serviço de todo o ciclismo nacional, visando o desenvolvimento e a evolução com os melhores padrões de qualidade científica.

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, sublinhou o investimento do município de Anadia no desporto ao longo dos anos, frisando a importância das novas infraestruturas para a economia regional e para o conhecimento científico. Terminou a intervenção frisando que “sempre que a Federação Portuguesa de Ciclismo procurou a administração pública encontrou espírito de cooperação. É evidente que há aqui um trabalho de excelência que é para mim impensável que não continue a ser apoiado. O IPDJ encontrará os recursos financeiros para apoiar o Centro de Avaliação e Controlo de Treino, que também poderá apoiar outras modalidades”, adiantou o secretário de Estado.

A cerimónia desta manhã insere-se no vasto programa de comemorações dos 120 Anos da União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo, tendo sido também palco da assinatura do protocolo entre a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Fundação do Desporto para desenvolvimento do ciclismo de pista para cegos.