A construção da Pista de Cross Country Olímpico (XCO), na Curia, vai ser uma realidade dentro de pouco tempo, graças à aprovação, em reunião de executivo, de um acordo de colaboração a celebrar entre o Município de Anadia e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

xco-riderA pista, que vai ficar implantada nos terrenos do antigo Parque de Campismo de Curia, servirá como extensão do CAR – Centro de Alto Rendimento de Anadia / Velódromo Nacional, sito em Sangalhos, e contribuirá para enriquecer o conjunto de infraestruturas desportivas do concelho de Anadia. Será também uma peça fundamental para a candidatura do CAR a centro satélite do centro mundial de ciclismo da União Ciclista Internacional (UCI), e uma mais-valia para a candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto em 2020. O investimento camarário deverá rondar, na sua totalidade, os 200 mil euros.

-Publicidade-

Depois de concluída, esta infraestrutura reunirá todas as condições necessárias para acolher grandes competições internacionais, assim como estágios de diferentes equipas e seleções. Por outro lado, a pista ficará dotada de condições para a iniciação/formação em ciclismo, podendo receber jovens praticantes desde o escalão etário do primeiro ciclo.

O projeto de construção da pista de XCO foi elaborado de acordo com os regulamentos da UCI e demais normativas internas da Federação Portuguesa de Ciclismo. De acrescentar ainda que a localização e o traçado obtiveram parecer prévio favorável do Instituto do Desporto de Portugal.

De salientar que o XCO é uma vertente do ciclismo que está em franco crescimento a nível internacional, sobretudo desde que obteve o estatuto de modalidade olímpica. Neste sentido, a pista da Curia reveste-se de grande interesse nacional, potenciando, de forma decisiva, o desenvolvimento do alto rendimento da especialidade olímpica do BTT e a promoção do XCO em Portugal.

Uma das pretensões da Câmara Municipal de Anadia é dotar o concelho das infraestruturas e das valências necessárias para o desenvolvimento de todas as disciplinas olímpicas do ciclismo. De sublinhar que um dos propósitos fundamentais do atual executivo é fomentar a prática desportiva, numa clara afirmação de Anadia como Município do Desporto.