Engenheiros de todo o mundo estão constantemente a trabalhar em formas de melhorar o transporte ao mesmo tempo que se protege o meio ambiente. Na Coreia do Sul uma ciclovia inovadora foi criada com um telhado em painéis solares, proporcionando abrigo do sol e da chuva para os ciclistas e criação de energia solar renovável.
cicloviasolarcoreia_01A ciclovia solar com cerca de 32 quilómetros, foi construída no meio de uma auto-estrada de seis faixas na Coreia, a cerca de duas horas a sul de Seul. Os painéis solares são usados ​​para alimentar as luzes e a sinalização da estrada, assim como carregadores para carros eléctricos além de também servirem de abrigo ao sol e a chuva para os ciclistas. Esta ciclovia comemora, daqui a dois meses, um ano desde a sua inauguração e continua a ser um projecto de destaque pelo mundo, pela sua inovação e por ser amiga do ambiente.

cicloviasolarcoreia_03

Este projecto teve algumas criticas na altura da sua construção. “Esta ciclovia solar é um conceito maravilhoso, mas que tem que ser construída no meio de uma estrada movimentada?”, perguntavam os habitantes locais. Houve inclusive algumas queixas sobre o barulho dos carros e a exposição dos ciclistas a partículas e fumos. O que acontece, é que esta ciclovia foi criada num espaço “morto” da estrada, não obrigando a nenhuma alteração ou alargamento das vias, sendo que foi aproveitada para criar energia limpa e para motivar a redução de emissões de dióxido de carbono.

cicloviasolarcoreia_2
Promover o transporte livre de emissões é especialmente importante para um país que não parecia querer abraçar a bicicleta como meio de comutação. De acordo com o Ministério da Segurança e da Administração Pública, enquanto 7 em cada 10 coreanos possui uma bicicleta e mais de metade da população usa a bicicleta pelo menos uma vez por mês, a maioria dos coreanos considera o lazer como o objectivo principal da bicicleta, não o transporte. Como o Korean Herald reportou, a bicicleta, representa apenas 2,5 por cento do transporte no país, enquanto que na Holanda é de 43 por cento, e no Japão é de 25 por cento.

cicloviasolarcoreia_4
Apesar das preocupações iniciais, já muitos ciclistas coreanos usam esta ciclovia para se deslocarem entre as cidades de Daejeon e Sejong. Na verdade este conceito engenhoso é um win-win. As pessoas ficam motivadas a deixar o carro em casa, usando a bicicleta no seu lugar, enquanto os paineis solares produzem energia de uma forma amiga do ambiente.

 

Assistam ao vídeo filmado por um Drone: