A disputa entre os fabricantes é grande, quando se trata de ter o quadro mais leve do mercado. A Unno junta-se agora a esta lista, ao apresentar o Aora, um quadro construído numa peça única de carbono que pesa 790gr.

A Unno alega um peso real de 790g (+/- 5%) para a sua hardtail 29er, incluindo uma pintura mínima, passagens de cabos, todas as inserções roscadas, o suporte do desviador traseiro em alumínio e até mesmo o eixo passante. Torna-se assim uma proposta muito mais realista do que as reivindicações de outras empresas.

-Publicidade-

 

O peso do Aora sem pintura e acabamentos

Trata-se de um quadro que, acabado de sair do molde, sem a pintura atinge a marca dos 686gr.

O quadro é feito a mão em Barcelona, num número limitado de unidades, que utiliza um processo que cria o quadro como uma peça única, sem emendas ou partes que se juntam depois. O Aora está, para já, disponível apenas num tamanho – entre o M e o L, para o ciclista com o porte comum.

Apesar de ser uma hardtail ultraleve desenvolvida para provas de cross-country, o Aora inspira-se na geometria moderna das bicicletas de suspensão total mais agressivas da Unno. A traseira recebe espaçamento boost 148mm e aceita pneus até 2.4″ de largura. Tem 418mm de chain-stay real e recebe um tubo de selim angulado com 74º para melhorar a posição nas subidas.

Este quadro tem uma performance e preço premium, com apenas 50 unidades a serem produzidas em 2019, o Aora tem um preço de €4000. Para mais informações, podem visitar a página da Unno.