Hélder Batista, o homem que percorre milhares de quilómetros sentado no selim da sua bicicleta movido por causas sociais. Nesta manhã de sábado partiu para Moscovo para apoiar a selecção nacional de futebol e a associação acreditar.

helder-batista-russia-3De Alenquer a Moscovo são (aproximadamente) 4.700 quilómetros de distância. Hélder Baptista, de 53 anos, vai fazer esse percurso em 45 dias, em cima de uma bicicleta e, chegado à Rússia, vai apoiar a selecção portuguesa de futebol no Mundial de 2018. A receita desta iniciativa reverte a favor da “Acreditar”. Uma missão corajosa que tem o apoio do Grupo Intermarché, representado no concelho de origem do ciclista pela loja do Carregado.

-Publicidade-

Hélder Batista prevê chegar à Rússia a 20 de Junho, precisamente no dia em que Portugal defronta Marrocos, naquele que será o segundo jogo da selecção nacional no Mundial daquele país. Até lá, o percurso deste empreendedor ciclista passará por países como Espanha, França, Alemanha, Polónia, Lituânia, Letónia e Rússia.

helder-batista-russia-percurso“O objectivo é chegar na véspera do jogo com Marrocos, a 20 de Junho, e apoiar a selecção portuguesa em Moscovo. Já comprei o bilhete para ir ver o jogo e espero conseguir falar e tirar fotografias com os jogadores depois do jogo”, afirmou Hélder Baptista, em declarações à agência Lusa.

Nesta manhã de sábado, na hora da partida, muitos foram os amigos e amantes da bicicleta que fizeram questão de estar presentes para apoiar Hélder Batista. O antigo ciclista Alexandre Ruas foi um dos presentes. Recorde-se que a viagem será efectuada em total autonomia, sem qualquer tipo de apoio, e terá uma extensão de cerca de 4700 quilómetros. Batista garante: “todos os donativos serão entregues na íntegra à Associação Acreditar”.

helder-batista-russia-2De acordo com Hélder Batista, a ideia de levar a cabo esta iniciativa surgiu logo após Portugal se ter sagrado campeão europeu em França. “A travessia Alenquer – Moscovo faz-se com o intuito de apoiar Portugal no Mundial da Rússia e, paralelamente, lançar uma campanha de angariação de fundos destinados a ajudar a Associação Acreditar”, acrescenta o ciclista de Montegil.

Refira-se ainda que já não é a primeira vez que Batista protagoniza uma iniciativa desta natureza, sendo que ainda recentemente levou a cabo uma travessia de cariz idêntico, tendo a Fundação Sãozinha, de Alenquer, sido contemplada com o apoio que resultou da referida iniciativa. Quanto à presente iniciativa, a organização de “Rumo à Rússia” teve a preciosa colaboração de alguns amigos de Hélder Batista, com destaque para Carlos Candeias e Edgar Pereira.

Podem seguir esta aventura do Hélder através da sua página do facebook.