David Rosa e Tiago Ferreira vão representar Portugal na prova de cross country olímpico (XCO) do Rio 2016, hoje, a partir das 16h30 (hora portuguesa). Esta é já uma primeira vitória, pois é a primeira vez que o BTT nacional conseguiu apurar dois corredores para o maior evento desportivo mundial.

davidrosa_tiagoferreira

-Publicidade-

David Rosa e Tiago Ferreira vão entrar em pista tendo em mente fazer melhor do que o 23.º posto de Londres, há 4 anos.

Para isso terão de bater-se com mais 48 corredores de topo e de enfrentar um circuito que leva ao extremo as novas tendências internacionais do XCO. Ou seja, a pista do Rio está construída para potenciar o espectáculo televisivo, tentando tornar-se atrativo para amplos públicos, mesmo para aqueles que não seguem habitualmente a modalidade. Isto é, as zonas técnias e de espectáculo, onde é possível recolher imagens fabulosas e onde o risco de queda é grande, têm predomínio sobre as zonas de subida mais exigentes.

Isso mesmo constatou David Rosa. “O índice técnico é superior àquilo que era de esperar. Em termos de altimetria, esperava que fosse mais duro e tivesse um pouco mais de subida, que houvesse ali pontos mais duros, que não existem. No entanto, a velocidade a que é feita a prova fará a diferença”, considera o campeão nacional de XCO, que se apresenta “na melhor forma de sempre”.

O campeão mundial e vice-campeão europeu de maratona, Tiago Ferreira, destaca a diferença entre o XCO e a disciplina de longa distância, mas mostra-se confiante. “O que vi aqui não me é tão desfavorável quanto isso. Esperemos por um dia bom. O objetivo que estabeleci para mim próprio seria tentar fechar no Top 20. Agora vamos esperar”, disse o viseense na antevisão da corrida.

David Rosa e Tiago Ferreira sairão da terceira linha na grelha de partida, atrás de 16 outros competidores.

Podem acompanhar a prova de XCO dos Jogos Olímpicos em direto, às 16h30 de hoje (21/08), na RTP1.