A ‘Sladda’ estará disponível a partir de Agosto em dois modelos. Assim como os móveis da empresa sueca, tem de ser montada em casa. O preço da bicicleta para o público será de 699 euros.

*A ‘Sladda’ já está disponível nas lojas IKEA em Portugal, actualmente com um preço de €599. 

Depois dos móveis o grupo Ikea prepara-se para entrar no mundo das bicicletas. O grupo sueco vai lançar a sua primeira bicicleta que, tal como os móveis Ikea tem de ser montada em casa. A ‘Sladda’, foi desenvolvida em parceria com a Veryday, empresa de design que trabalha com a marca de carros desportivos Koenigsegg, e com a fabricante de carrinhos de bebé BabyBjörn. A bicicleta já recebeu o Prémio Red Dot Design Award para o melhor design de produto.

ikea_bicicleta

A bicicleta e atrelado estarão disponíveis a partir de Agosto, sendo que estarão no mercado dois modelos da ‘Sladda’ de 66 e de 71 centímetros. O preço de venda será de 699 euros, enquanto o atrelado custará cerca de 170 euros.

‘Sladda’ é uma bicicleta unisexo, de baixa manutenção, ideal para os percursos urbanos. É feita de alumínio, leve o suficiente para ser transportada escadas acima e abaixo, um eixo traseiro interno e uma correia sem óleo que não enferruja, que vai substituir a tradicional corrente. De modo a evitar a ferrugem, a bicicleta vem incorporada com uma correia de transmissão, com uma garantia de até 15 mil quilómetros. A “Sladda” tem também um sistema automático de mudanças, criado pela empresa Bioshift.

SLADDA_belt

O jornal britânico The Telegraph cita, Oskar Juhlin, diretor de design industrial da Veryday, que salienta que os clientes da Ikea vão poder personalizar o veículo, com a introdução de alguns extras. A ‘Sladda’ terá aplicações como se de um ‘tablet’ se tratasse, pelo que pode ser personalizado com vários acessórios e adaptada para facilitar a vida ao consumidor. O mesmo responsável admite que a bicicleta pode substituir o carro como meio de transporte, o que contribui “para um ambiente mais ecológico”.

Já o director de design da Ikea, Marcus Engman, salienta que “na Ikea, não estamos apenas preocupados em fazer coisas. Estamos a usar o design para tornar as coisas melhores”.

*Última actualização em 22 de Dezembro de 2016


3 COMENTÁRIOS