Para a maioria das pessoas, os ciclistas que estão no fim da corrida são simplesmente os perdedores. Chamados de transportadores de água, domésticos, “gregarios” e os Sancho Panzas do ciclismo profissional. Além disso, raramente experienciam vitórias pessoais – estes desportistas fazem das suas carreiras ajudar os seus companheiros de equipa.

Ciclistas como o Peter Sagan ou Chris Froome nunca conseguiriam alcançar tantas vitórias se não tivessem uma equipa em estrada a trabalhar em conjunto com eles. A figura do gregário no ciclismo é a que melhor representa os verdadeiros valores deste desporto, e muitas vezes passa despercebida.

-Publicidade-

Os gregário são ciclistas que dão tudo o que têm quando as câmaras não gravam, são aqueles que tomam a posição do pelotão mais perigosa para proteger o líder, e que sempre pedalam com ventos contrários, tudo em prol da equipa e fazer chegar o líder o mais fresco possível para o ataque final.

Wonderful Losers – A Different World foca-se no lado menos público do Giro d’Italia, mostrando o ponto de vista dos ciclistas na parte de trás da matilha, e das equipas médicas que atendem aos ciclistas caídos.

Trailer:

 

O documentário Wonderful Losers é uma homenagem a todos esses ciclistas, lançado em 2017, pelo diretor lituano Arünas Matelis. Já ganhou um grande número de prémios, entre eles o Festival de Cinema de Varsóvia, Polônia em 2017, o Minsk Listapad Film Festival e o Trieste Film Festival em 2018.

Uma escolha a ter em conta para a próxima sessão de cinema em casa!
www.wonderfullosers.com
ww.vimeo.com/ondemand/wonderfullosersfilm