conhecer

Os velhos e ascestrais caminhos que atravessam as Aldeias Históricas de Portugal são o cenário perfeito para a terceira edição do The Castles Quest, “um desafio único no nosso país que leva os participantes a descobrir, de bicicleta, as 12 aldeias que integram a rede.” Recuando à época dos cavaleiros medievais, os participantes “irão conquistar castelos, fortalezas e aldeias, com a única diferença a ser a forma de locomoção: bicicletas BTT em vez de cavalos.”
A História destes 560 km ficarão na memória de quem os percorrer.

-Publicidade-

Durante nove dias, de 14 a 22 de Setembro, “os participantes percorrerão os caminhos da GR22 – Grande Rota das Aldeias Históricas, um percurso circular que passa pelas 12 Aldeias Históricas de Portugal.”

No entanto o The Castles Quest é um desafio estimulante, mas não é uma competição. Não há classificações, vencedores ou vencidos, porque os participantes têm simplesmente de completar uma missão, para a qual se inscreveram. O percurso pode ser percorrido ao ritmo de cada um mas, para o desafio ser completado com sucesso, os “cavaleiros” necessitam de passar por pontos pré-definidos nas 12 Aldeias Históricas de Portugal, tendo um limite máximo de tempo para o fazer.

Relativamente às edições anteriores, este ano a grande novidade será a grande melhoria sofrida pelo traçado e ainda os serviços disponíveis ao longo de todo o percurso. A sinalética da GR22 e das rotas circundantes foi aperfeiçoada, “com o objectivo de dar a conhecer os vários percursos e pontos de interesse turístico nas 12 aldeias.”

De referir que o The Castles Quest é um evento que obedece a todos os itens internacionais de sustentabilidade, a nível da preservação da natureza e do património.

Prova pode ser feita a solo ou em equipa

O The Castles Quest é uma aventura efectuada em total autossuficiência, que pode ser vivida a solo, ou em equipas, e que põe à prova a resistência e o sentido de orientação dos ciclistas.

O desafio é percorrer centenas de quilómetros, numa filosofia de bikepacking, em locais de elevado interesse histórico, como são os territórios das Aldeias Históricas de Portugal.
O percurso pode ser dividido, podendo cada elemento da equipa fazer uma parte do mesmo.

Existem duas formas de enfrentar o desafio

Uma aventura de oito dias, que começa no dia 14 de Setembro e que tem como limite o final do dia 22 de Setembro; e uma aventura mais curta, de quatro dias, entre 19 e 22 de Setembro.

A aventura de oito dias é um percurso circular, de 560 quilómetros, que acompanha a GR22. Começa e termina na Aldeia Histórica de Sortelha e a missão dos participantes será “conquistar” as 12 Aldeias Históricas de Portugal.
Depois de Sortelha, o percurso segue por Castelo Mendo, Almeida, Castelo Rodrigo, Marialva, Trancoso, Linhares da Beira, Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Monsanto e Belmonte, regressando a Sortelha.

Uma aventura de quatro dias, onde os participantes irão também pedalar pela GR22, durante cerca de 330 quilómetros.
A partida e a chegada serão igualmente em Sortelha, passando os “cavaleiros” por outras cinco Aldeias Históricas de Portugal: Belmonte, Piódão, Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto.

As diferentes possibilidades de dormida, refeição e serviços complementares serão disponibilizadas antecipadamente aos participantes, através do Adventure Guide. E, apesar de a aventura ter como conceito-base a autossuficiência, a organização disponibiliza ferramentas que permitirão realizá-la em segurança, inserida numa estrutura de acompanhamento.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no website da iniciativa, em www.thecastlesquest.bike. A participação é gratuita, tendo os participantes de pagar apenas uma pequena caução, que será devolvida aquando da entrega do geolocalizador disponibilizado no dia da acreditação.