A delegação que vai representar Portugal na prova de XCO (Cross-Country) dos Jogos Olímpicos partiu na manhã desta segunda-feira rumo ao Rio de Janeiro.
O campeão nacional da especialidade, David Rosa, e o vice-campeão nacional de XCO e campeão do Mundo de maratona, Tiago Ferreira, serão os representantes lusos na corrida marcada para as 16h30 (hora portuguesa) do próximo domingo (21 de Agosto).
Os próximos dias serão aproveitados para a adaptação do clima e ao fuso horário, assim como para conhecer a pista olímpica no terreno, treinando na “arena” da competição.
David Rosa participa pela segunda vez nos Jogos Olímpicos, tendo a ambição de melhorar o 23.º lugar alcançado em Londres, há 4 anos. Tiago Ferreira, o campeão do mundo de XCM, é o estreante.
Além dos dois corredores, a delegação do BTT nacional aos Jogos Olímpicos conta com o selecionador nacional, Pedro Vigário, e com António Castro. O presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, irá juntar-se à comitiva no final da semana, de modo a apoiar, no terreno, a prestação dos ciclistas lusos.
Com esta participação nacional faz-se história, já que é a primeira vez que Portugal conseguiu apurar dois corredores para os Jogos Olímpicos na vertente de BTT.