O francês Loïc Bruni conquistou hoje no circuito da cidade suíça de Lenzerheide o seu terceiro título de campeão do mundo de downhill, pelo segundo ano consecutivo, e a britânica Rachel Atherton juntou ao seu palmarés mais um título de campeã do mundo, somando já 5 campeonatos do mundo.

Loic Bruni (1º), Martin Maes (2º) e Danny Hart (3º)
Loic Bruni (1º), Martin Maes (2º) e Danny Hart (3º)

O Francês Loïc Bruni revalidou o título conquistado no ano passado em Cairns, numa exibição soberba, conseguindo fixar o tempo a bater em 2:55.114, quando ainda faltavam alguns dos favoritos descer. Numa prova muito renhida, que ficou marcada pelas diferenças de milésimos nas quatro primeiras posições da tabela.

-Publicidade-

Bruni, de 24 anos, saltou para a frente da prova apenas com 213 milésimos de margem sobre o belga Martin Maes, que conseguiu o seu primeiro pódio na Taça do Mundo, e 305 milésimos de margem para o britânico Danny Hart, campeão em 2011 e 2016 e que completou o pódio.

Resultados do Campeonato do Mundo de Downhill
Resultados do Campeonato do Mundo de Downhill

O último atleta a marcar o tempo em Lenzerheide foi Amaury Pierron, o vencedor da Taça do Mundo de Downhill deste ano e o homem que podia bater o tempo de Bruni, mas uma queda retirou-lhe todas as hipóteses de superar o campeão do mundo ou vir a ter um lugar no pódio, terminando na 72ª posição.

Resultados para Portugal

O campeão europeu de downhill (DHI), Francisco Pardal, foi hoje o 24.º classificado no Campeonato do Mundo de Downhill, marcando assim o melhor resultado de sempre de um corredor nacional nos Mundiais de DHI na categoria de elite.

Rachel Atherton campeã do mundo de Downhill 2018

Rachel-Atherton-Campeonato-Mundo-DHI
Rachel Atherton era a favorita para vencer o Campeonato do Mundo de Downhill 2018 e a britânica não desapontou. Conseguiu o melhor tempo na final em Lenzerheide conquistando desta forma o quinto título mundial, depois de já em 2008, 2013, 2015 e 2016 ter-se sagrado campeã.

A atleta foi a última a competir na manga com o tempo a superar fixado por Tahnée Seagrave, marca que não teve problemas em bater, com quase 10 segundos de vantagem.

Resultados do Campeonato do Mundo de Downhill
Resultados do Campeonato do Mundo de Downhill

Tahnée Seagrave recebeu a medalha de prata, enquanto a Myriam Nicole levou para casa a medalha de bronze.

Com esta nova vitória, Rachel Atherton consegue encerrar uma temporada das mais frutíferas depois de um ano marcado por contusões, proclamando-se campeã da Taça do Mundo e do Campeonato Mundial de Downhill e reafirmando seu status de melhor atleta de DHI no mundo.