A portuguesa Maria Martins conquistou a medalha de bronze na prova de scratch para sub-23 do Campeonato da Europa de Pista, disputada em Aigle, Suíça. Na mesma disciplina, Miguel do Rego foi o quarto classificado no setor masculino.

Maria Martins na sua estreia conquista o bronze
Maria Martins na sua estreia conquista o bronze

Maria Martins foi uma das quatro corredoras que ganharam uma volta de vantagem sobre o pelotão e na luta a quatro pelas posições de pódio conseguiu o terceiro lugar, sendo apenas batida pela holandesa Kristie van Haaften e pela britânica Rebecca Raybould, primeira e segunda, respetivamente.

“A corredora holandesa teve um furo a nove voltas do final. Regressou à pista a sete de acabar, mas só recolou ao pelotão a quatro para o fim. Ou seja, dentro dos regulamentos, acabou por ter uma fase de recuperação que lhe permitiu estar mais forte para vencer a corrida. Em condições normais, acredito que poderíamos ter conseguido a medalha de prata“, explica o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

portugal-maria-martins
A corredora portuguesa, 19 anos, está no ano de estreia em sub-23 e tem vindo a dar excelentes indicações. No Campeonato da Europa de Elite teve bons desempenhos. No Europeu de sub-23 subiu hoje ao pódio em scratch, depois de ontem ter sido a quarta classificada em eliminação.

A ribatejana está a dar seguimento ao currículo medalhado enquanto júnior, categoria em que foi vice-campeã europeia de scratch, em 2016, e de eliminação, em 2017.

 

Masculino

Miguel do Rego também correu hoje em scratch. Durante a manhã garantiu a qualificação para a final. Na corrida decisiva, durante a tarde, o português ficou perto do pódio, sendo o quarto classificado.

A prova masculina teve um desfecho semelhante à feminina, com quatro corredores a dobrarem o pelotão. Miguel do Rego foi um deles, mas não conseguiu chegar ao pódio, ficando na quarta posição. A medalha de ouro foi para o britânico Matthew Walls, corredor que, no Europeu de Elite, bateu Rui Oliveira na luta pelo ouro em eliminação. O segundo classificado foi o suíço Nico Selenati, enquanto o holandês Maarten Kooista fechou o pódio.

“O Miguel fez uma excelente corrida. A prova foi muito rápida desde o início, com o pelotão partido em vários grupos. O Miguel esteve sempre entre os melhores“, descreve Gabriel Mendes.

O júnior Guillaume Couto também conseguiu um desempenho de boa qualidade, acabando a prova de eliminação no sexto lugar. A vitória foi para o belga Milan Fretin, que foi acompanhado no pódio pelo bielorrusso Dzianis Mazur e pelo francês Louis Brule, segundo e terceiro, respetivamente. “Destaco a evolução que o Guillaume vem registando de dia para dia“, resume o selecionador nacional.

Os corredores portugueses não competem nesta quinta-feira, regressando à pista no dia seguinte para uma jornada com agenda bem preenchida.

Programa de participações da Equipa Portugal 
24 de agosto 
8h00: Omnium Juniores Masculinos (qualificação)
8h30: Corrida por Pontos Sub-23 Masculinos (qualificação)
9h50 – 19h30: Omnium Juniores Masculinos
16h30: Final Corrida por Pontos Sub-23 Femininas
17h15: Final Corrida por Pontos Sub-23 Masculinos