Raúl Alarcón (W52-FC Porto) é o vencedor da 80ª edição da Volta a Portugal em bicicleta. O espanhol conquistou o segundo triunfo consecutivo na maior prova de ciclismo do País, numa vitória que já estava há muito anunciada.

Raúl Alarcón é o grande vencedor da 80.ª edição da Volta a Portugal, que terminou este domingo, em Fafe, com um contrarrelógio individual de 17,3 quilómetros. O ciclista espanhol da W52-FC Porto chegou ao último dia da prova com 1m01s de vantagem sobre Joni Brandão (Sporting-Tavira) e 1m48s sobre Vicente García de Mateos (Aviludo-Louletano-Uli), registos que lhe permitiram segurar a camisola amarela até ao fim.
Alarcón vestiu a camisola amarela a partir da terceira etapa, em Oliveira do Hospital, e nunca mais a perdeu. Pelo caminho, venceu três etapas (terceira, quarta e nona) e liderou tranquilamente toda a prova, perante a maior oposição de Jóni Brandão (Sporting-Tavira), que nunca conseguiu reduzir a desvantagem e ameaçar a liderança do espanhol.

O contrarrelógio da décima e última etapa, em Fafe, foi ganho pelo espanhol Vicente de Mateos, que completa assim o pódio da Volta a Portugal, atrás de Alarcón e Brandão.
É o terceiro triunfo consecutivo de um ciclista do FC Porto, depois da vitória de Rui Vinhas, em 2016, e de Alarcón, em 2017.
Cai o pano sobre a 80ª edição da Volta a Portugal, com a oitava vitória de ciclistas espanhóis nas últimas dez edições da competição.


















