Duas semanas após a estreia das Roda 29″ na Taça do Mundo de Lourdes pelas mãos da Santa Cruz-Syndicate, a Commencal, Mondraker e Trek dão início à fase de testes dos seus modelos 29″, a semanas da próxima prova de DH em Fort William.
Após uma estreia em grande estilo na primeira prova da Taça do mundo de Downhill – com a Santa Cruz V10 do francês Loris Vergier a conquistar o melhor tempo nas classificações do dia anterior – a resistência ao formato de roda grande, até então tido como pouco ágil para este tipo de prova, parece ter sido ultrapassada.
No passado fim de semana, as marcas já começaram a testar os seus protótipos, aproveitando a ocasião da realização da British Downhill Series – prova de DH realizada no mesmo circuito que será utilizado na 2ª etapa da Taça do Mundo, em Fort William – atletas como Remi Thirion (Commencal), Danny Hart (Mondraker) e Gee Ahtherton (Trek) utilizaram protótipos com roda 29″.
Já há algum tempo que a gigante norte-americana Trek tem vindo a fazer testes com protótipos da DH Session 29 polegadas, realizando adicionalmente diversos testes em comparação com modelos equipados com rodas 27.5″ com o objetivo de saber com precisão qual dos modelos é efectivamente mais rápido.

Durante o British Downhill Series, Gee Ahtherton utilizou um modelo com quadro de carbono, colocando assim a Trek ao lado da Santa Cruz como os dois únicos fabricantes com bicicletas 29er em carbono prontas para a época de 2017, o que leva a querer que as fases de testes estão em estado bastante avançado.

Na mesma linha de testes, a espanhola Mondraker apresentou o seu modelo 29″, pelas mãos do campeão mundial Danny Hart.
Além destes fabricantes, também a Commençal e a Transition começam a testar os seus próprios modelos, adaptados ou criados de raíz já com roda 29″. A verdade é uma, esta invasão das rodas grandes na elite do Downhill parece que veio para ficar.



















