A requalificação da Estrada da Circunvalação, apresentada esta quinta-feira em Matosinhos, prevê um investimento de 58 milhões de euros e um corredor central só destinado ao transporte público e à ciclovia.
As faixas de rodagem terão quatro vias (duas em cada sentido), com três metros de largura. As áreas pedonais qualificadas terão 130 mil metros quadrados de passeio e 2800 novas árvores. O transporte público será servido por 40 novas paragens.
“Reduzir a velocidade média, melhorar a fluidez de tráfego, reduzir o ruído, as emissões de CO2 e a sinistralidade, bem como qualificar o ambiente pedonal” são alguns dos objetivos da intervenção.
O Programa Metropolitano para a Qualificação Urbana da Circunvalação, que uniu os quatro municípios atravessados pela via de 17 quilómetros – Porto, Matosinhos, Maia e Gondomar – não tem uma data fixada para o começo dos trabalhos, mas Correia Fernandes, da Câmara do Porto e um dos coordenadores, aponta o “início do próximo ano” como provável para o arranque da obra.
Pode ser muito bonito esteticamente
Mas eu não gosto de andar de bicicleta ou correr junto aos carros