A rede Eurovelo é uma rede de rotas europeias destinadas à prática do cicloturismo com diferentes tipos de percursos (locais, regionais, nacionais ou transfronteiriços) que fazem a ligação entre 43 países da Europa. A rota EuroVelo 1 (que abordamos a seguir) pertence a esta rede de Ciclovias que inclui actualmente 15 rotas cicláveis de longa distância que cruzam o continente Europeu.
EuroVelo 1- Rota da Costa Atlântica
Desde a Noruega até Portugal, a Rota da Costa Atlântica liga algumas das mais belas paisagens marítimas do mundo. Marcada por dramáticos fiordes, praias ensolaradas e cidades portuárias movimentadas. A rota atravessa a Noruega, Reino Unido, República da Irlanda, França, Espanha e Portugal.
A Rota da Costa Atlântica recebeu, no ano passado, a sua mais recente extensão em Portugal, percorrendo agora toda a costa Portuguesa. Continuando a rota já existente, que terminava em Sagres, seguindo para norte até Caminha junto à fronteira com Espanha. A Eurovelo 1 atravessa o litoral de Portugal, a partir do Norte passa pelo Alto Minho, Área Metropolitana do Porto, Cávado, Coimbra, Aveiro, Leiria, Região do Oeste, Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve para depois se fundir com a rota inicial que liga Sagres e Vila Real de Santo António ao resto da Europa. São 1150 quilómetros cicláveis divididos em 18 Secções, do Norte ao Sul do País.
Um dos grandes objetivos da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) durante os anos de 2015 e 2016 era a extensão de vias cicláveis na “Rota da Costa Atlântica” em Portugal. Com a aprovação da European Cyclist’s Federation, a extensão de vias cicláveis na Rota da Costa Atlântica em Portugal foi de 920 quilómetros, que somados aos cerca de 230 quilómetros já existentes permitem que a Eurovelo 1, passe agora a contar com mais de 9.000 km de extensão, a qual vem desde a Escandinávia até Portugal.
Portugal possui os mais belos locais por toda a costa e um clima perfeito, fazendo desta, uma das rotas cicláveis mais interessantes para os ciclistas. Desde dunas abrigadas a enseadas rochosas, de pequenas praias a areais extensos, desde lagoas pouco profundas a grandes ondas que dão para surfar num Atlântico selvagem. Não falta nada, num País com um clima ameno que é convidativo à prática do uso da bicicleta.
O percurso de Norte para Sul
Secção 18 – Porto e Norte – Esposende / Caminha
Secção 17 – Porto e Norte – Porto Gaia / Esposende
Secção 16 – Porto e Norte – Aveiro / Porto Gaia
Secção 15 – Centro – Figueira da Foz / Aveiro
Secção 14 – Centro – Praia da Vieira / Figueira da Foz
Secção 13 – Centro – Foz do Arelho / Praia da Vieira
Secção 12 – Centro – Peniche / Foz do Arelho
Secção 11 – Centro – Santa Cruz / Peniche
Secção 10 – Centro – Azenhas do Mar / Santa Cruz
Secção 9 – Região de Lisboa – Lisboa / Azenhas do Mar
Secção 8 – Região de Lisboa – Setúbal / Lisboa
Secção 7 – Alentejo – Melides / Setúbal
Secção 6 – Alentejo – Vila Nova de Milfontes / Melides
Secção 5 – Alentejo – Aljezur / Vila Nova de Milfontes
Secção 4 – Algarve – Sagres / Aljezur
Secção 3 – Algarve – Portimão / Sagres
Secção 2 – Algarve – Quinta do Lago / Portimão
Secção 1 – Algarve – Vila Real de Santo António / Quinta do Lago
(Clique em cada um das secções para ver as informações detalhadas. Em cada secção podem analisar o percurso, altimetria, pontos de interesse e descarregar o ficheiro de GPS do percurso.)
Sinalização
A rota é fácil de identificar, de distinguir e de seguir, graças quer ao logótipo EuroVelo1 claramente marcado e visível ao longo da rota, quer às cores principais, o azul e o branco.
Ligações entre Secções
Travessia do Rio Sado (Secção 7 – 8)
A travessia do Rio Sado é realizado através de Ferries. Em Tróia o embarque é feito no Cais Sul e o desembarque em Setúbal na Doca do Comércio. O percurso inverso é realizado nos mesmos cais.
O transporte das bicicletas é gratuito.
Travessia do Rio Tejo (Secção 8 – 9)
Para realizar o percurso entre Coina e Lisboa existem duas opções: a utilização do comboio ou a utilização do barco.
Comboio: o transporte é realizado pela Fertagus, a qual faz a ligação entre a estação de Coina (Setúbal) e a estação de Campolide, em Lisboa, em cerca de 25 minutos. Em Lisboa, o percurso de bicicleta pode ser retomado através da ciclovia existente na zona.
É permitido o transporte gratuito de velocípedes nos comboios da Fertagus, todos os dias da semana, com algumas excepções como se pode ver aqui.
Barco: o transporte é realizado pela Transtejo, que faz a travessia do Rio Tejo através de cacilheiros, entre Cacilhas (Almada) e o Cais de Sodré (Lisboa), com a duração aproximada de 10 minutos.
O transporte de bicicletas ou velocípedes equiparados, não poluentes é gratuito em todas as ligações fluviais, de acordo com as lotações máximas e especificações definidas para cada ligação.
É possível realizar-se o percurso inverso, quer de comboio, quer de barco. De comboio dirija-se à estação de Campolide, em Lisboa e embarque no comboio da Fertagus, até Coina. De barco dirija-se ao Cais do Sodré, de onde parte o cacilheiro para Cacilhas, em Almada.
Cruz Quebrada – Cascais (Secção 9)
Dado o elevado tráfego automóvel existente na marginal de Oeiras, sugere-se que o percurso entre a Cruz Quebrada e Cascais seja feito através do comboio, numa viagem com a duração de 20 minutos.
O comboio parte da estação de comboios da Cruz Quebrada e faz uma viagem à beira-mar, agradável para o utilizador e que permite desfrutar da paisagem envolvente, dominada por praias e zonas de lazer, que acaba na estação de comboios de Cascais.
O transporte de bicicletas é gratuito todos os dias e em todos os horários, nos comboios urbanos de Lisboa, em todas as linhas.
No percurso inverso o comboio parte da estação de Cascais e a viagem tem fim na estação da Cruz Quebrada.
Travessia da Ria de Aveiro (Secção 15 – 16)
A ligação fluvial entre o Forte da Barra e São Jacinto, em Aveiro é realizado através de lanchas e ferries, tendo o percurso a duração de 15 minutos.
O transporte de bicicletas apenas é possível nos ferries, conforme aviso nas embarcações e no cais.
Para Terminar
Esperamos que estas informações sejam úteis a quem pretenda fazer esta rota pela costa Portuguesa, na sua totalidade ou apenas uma secção, o importante é que pedalem, usufruam desta bela rota e aproveitem a imensa beleza do nosso país.
Visitem a página de cada uma das secções , que indicamos em cima, pois têm algumas informações adicionais que complementam o nosso artigo e algumas dicas interessantes.
Ja fiz de sagres ate a corunha a vigem em duas partes , com inicio em Coimbra , sem duvida muitas das melhores partes da viagem foram as da ciclovia!! Pena que algumas partes da ciclovia estejam deixadas ao abandono…
Portugal. de norte para sul ja o fiz e é favoravelmente mais.fácil tive sempre com vento nas costas.
Vou fazer!!
Indecisos Bike olha ai!
Comments are closed.