O Ramal de Famalicão (entre a Póvoa de Varzim e V. N. de Famalicão) fazia parte da Linha da Póvoa ou Linha do Litoral do Minho, que ligava a cidade do Porto à Póvoa de Varzim e mais tarde também a Famalicão.
O primeiro troço, entre Porto-Boavista e Senhora da Hora, foi inaugurado em 1 de Outubro de 1875, tendo sido a primeira linha férrea pública de via estreita em Portugal. A linha chegou primeiro à cidade balnear da Póvoa de Varzim e foi posteriormente terminada com a chegada a Famalicão, em 1881.
No final de 1995 foi desactivada toda a circulação neste ramal, quer de mercadorias e passageiros.

Com o intuito de aproveitar a área deste ramal, a Refer e as autarquias de Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim celebraram um protocolo que tinha como objectivo a recuperação desta antiga linha ferroviária e a sua reconversão num espaço de lazer e desporto. No seguimento desta reconversão, a Câmara Municipal de Famalicão acabou mesmo por recuperar todo o trajecto percorrido pelo comboio até aos limites do seu concelho, e deu lugar ao primeiro Percurso da Ecopista do Ramal de Famalicão, entre a cidade e a freguesia de Gondifelos.
Em Janeiro de 2012 a Autarquia da Póvoa de Varzim deu início às obras de requalificação do trajecto poveiro, com inauguração nesse mesmo ano. Nascendo assim a Ecopista do Ramal de Famalicão, que liga a serra e o interior rural ao litoral, numa extensão total de aproximadamente 28 quilómetros.

Esta Ecopista, partindo de Famalicão, tem início na rua Daniel Rodrigues e é maioritariamente em terra batida, consolidada no antigo canal ferroviário. O percurso de Famalicão prolonga-se ao longo de zonas rurais e florestais, entre pequenos aglomerados habitacionais e vastos campos, tirando partido do seu afastamento das vias de circulação automóvel, oferece um ambiente agradável e tranquilo.
Durante o percurso, é possível apreciar alguns dos apeadeiros e outras infraestruturas outrora parte do ramal de Famalicão, uns recuperados, outros não. Esta ecopista proporciona um excelente passeio e como se trata de uma antiga linha ferroviária o trajecto é quase sempre plano, sem declives acentuados, e com curvas suaves.
Em todos os cruzamentos de nível podemos encontrar sinalização vertical comum e, nos cruzamentos com vias rodoviárias existe, também, sinalização horizontal com a tradicional bicicleta pintada a branco no asfalto. O facto de ser atravessada por várias vias obriga a atenção redobrada por parte dos utilizadores da ecopista.

Assim que nos vamos aproximando da Póvoa de Varzim, o terreno começa a alternar entre terra e gravilha, este troço final já é mais urbano. A ciclovia termina perto da Estação de Metro da Póvoa e em alguns minutos é possível fazer uma visita à praia.
Esta é uma ecopista, que actualmente, não têm pavimento de ciclovia, é maioritariamente em terra batida e o percurso está um pouco degradado, logo é apenas aconselhável a bicicletas de montanha. E isso, oferece aos ávidos praticantes de BTT, uma ecopista que dá algum “gozo” de pedalar. O percurso de ida e volta, ronda os 60 quilómetros e oferece um bom passeio de bicicleta.
(ANTIGO) RAMAL DE FAMALICÃO
PK (km) : ESTAÇÃO/Apeadeiro
27,933 : PÓVOA DE VARZIM
30,700 : Pisão
31,634 : Amorim
35,133 : S. Félix
36,500 : Laundos
41,500 : Rates
43,508 : Fontainhas
44,899 : Balazar
48,094 : Gondifelos
50,327 : Cavalões
52,099 : Outiz
54,445 : Barradas
57,175 : FAMALICÃO

Via ciclável no verão de 2019
Arrancou este ano a empreitada que vai transformar esta ecopista do ramal ferroviário entre Vila Nova de Famalicão e a Póvoa de Varzim numa via totalmente preparada para ciclistas e para os amantes de caminhadas e corridas. A autarquia de Famalicão aprovou a obra de requalificação e esta rede urbana pedonal e ciclável fica pronta em meados de 2019 numa extensão de 10 quilómetros, até ao limite do concelho. Sabe mais aqui.
E tu, já pedalaste nesta ecopista? Deixa o teu comentário.