O Ramal de Famalicão (entre a Póvoa de Varzim e V. N. de Famalicão) fazia parte da Linha da Póvoa ou Linha do Litoral do Minho, que ligava a cidade do Porto à Póvoa de Varzim e mais tarde também a Famalicão.

O primeiro troço, entre Porto-Boavista e Senhora da Hora, foi inaugurado em 1 de Outubro de 1875, tendo sido a primeira linha férrea pública de via estreita em Portugal. A linha chegou primeiro à cidade balnear da Póvoa de Varzim e foi posteriormente terminada com a chegada a Famalicão, em 1881.

-Publicidade-

No final de 1995 foi desactivada toda a circulação neste ramal, quer de mercadorias e passageiros.

Antiga linha de comboio que ligava Famalicão à Póvoa de Varzim
Antiga linha de comboio que ligava Famalicão à Póvoa de Varzim

Com o intuito de aproveitar a área deste ramal, a Refer e as autarquias de Vila Nova de Famalicão e Póvoa de Varzim celebraram um protocolo que tinha como objectivo a recuperação desta antiga linha ferroviária e a sua reconversão num espaço de lazer e desporto. No seguimento desta reconversão, a Câmara Municipal de Famalicão acabou mesmo por recuperar todo o trajecto percorrido pelo comboio até aos limites do seu concelho, e deu lugar ao primeiro Percurso da Ecopista do Ramal de Famalicão, entre a cidade e a freguesia de Gondifelos.

Em Janeiro de 2012 a Autarquia da Póvoa de Varzim deu início às obras de requalificação do trajecto poveiro, com inauguração nesse mesmo ano. Nascendo assim a Ecopista do Ramal de Famalicão, que liga a serra e o interior rural ao litoral, numa extensão total de aproximadamente 28 quilómetros.

Inicio da Ecopista em Famalicão
Inicio da Ecopista em Famalicão

Esta Ecopista, partindo de Famalicão, tem início na rua Daniel Rodrigues e é maioritariamente em terra batida, consolidada no antigo canal ferroviário. O percurso de Famalicão prolonga-se ao longo de zonas rurais e florestais, entre pequenos aglomerados habitacionais e vastos campos, tirando partido do seu afastamento das vias de circulação automóvel, oferece um ambiente agradável e tranquilo.

Durante o percurso, é possível apreciar alguns dos apeadeiros e outras infraestruturas outrora parte do ramal de Famalicão, uns recuperados, outros não. Esta ecopista proporciona um excelente passeio e como se trata de uma antiga linha ferroviária o trajecto é quase sempre plano, sem declives acentuados, e com curvas suaves.

Em todos os cruzamentos de nível podemos encontrar sinalização vertical comum e, nos cruzamentos com vias rodoviárias existe, também, sinalização horizontal com a tradicional bicicleta pintada a branco no asfalto. O facto de ser atravessada por várias vias obriga a atenção redobrada por parte dos utilizadores da ecopista.

Sinalização no percurso da ecopista
Sinalização no percurso da ecopista

Assim que nos vamos aproximando da Póvoa de Varzim, o terreno começa a alternar entre terra e gravilha, este troço final já é mais urbano. A ciclovia termina perto da Estação de Metro da Póvoa e em alguns minutos é possível fazer uma visita à praia.

Esta é uma ecopista, que actualmente, não têm pavimento de ciclovia, é maioritariamente em terra batida e o percurso está um pouco degradado, logo é apenas aconselhável a bicicletas de montanha. E isso, oferece aos ávidos praticantes de BTT, uma ecopista que dá algum “gozo” de pedalar. O percurso de ida e volta, ronda os 60 quilómetros e oferece um bom passeio de bicicleta.

(ANTIGO) RAMAL DE FAMALICÃO
PK (km)    : ESTAÇÃO/Apeadeiro
27,933    : PÓVOA DE VARZIM
30,700    : Pisão
31,634    : Amorim
35,133    : S. Félix
36,500    : Laundos
41,500    : Rates
43,508    : Fontainhas
44,899    : Balazar
48,094    : Gondifelos
50,327    : Cavalões
52,099    : Outiz
54,445    : Barradas
57,175    : FAMALICÃO

Percurso da Ecopista entre Famalicão-Póvoa de Varzim
Percurso da Ecopista entre Famalicão-Póvoa de Varzim com uma voltinha extra pela praia!

Via ciclável no verão de 2019

Arrancou este ano a empreitada que vai transformar esta ecopista do ramal ferroviário entre Vila Nova de Famalicão e a Póvoa de Varzim numa via totalmente preparada para ciclistas e para os amantes de caminhadas e corridas. A autarquia de Famalicão aprovou a obra de requalificação e esta rede urbana pedonal e ciclável fica pronta em meados de 2019 numa extensão de 10 quilómetros, até ao limite do concelho. Sabe mais aqui.

E tu, já pedalaste nesta ecopista? Deixa o teu comentário.