O conjunto que deve andar sempre connosco para uma volta de fim-de-semana:

1-bomba

-Publicidade-

 

BOMBA – Essencial para quem ainda usa câmara de ar ou mesmo tubeless. Normal ou com botijas de CO2, é a escolha do freguês. Tem é de andar sempre na mochila.

 

 

 

3-desmonta

 

DESMONTADORES DE PNEUS – Para auxiliar na remoção do pneu e fazer a troca da camara de ar. São umas peças pequenas que ocupam pouco espaço e poupam muitos minutos e rodas danificadas. Mas sempre podem tentar remover o pneu à Macgyver com uma chave de fendas bem protegida…embora não aconselhável.

 

 

 

2-camara_ar

 

CÂMARA DE AR – É a melhor forma de rapidamente resolver um furo. Até mesmo quando não conseguimos encher aquele pneu tubeless teimoso, a camara de ar ajuda a chegar a uma bomba de um posto. Existem vários vídeos na Internet que mostram como substituir uma câmara-de-ar em poucos minutos.

 

 

 

4-multiferramenta

 

MULTIFERRAMENTA – O chamado “tudo em 1”, importante para pequenas afinações e apertos durante um passeio. Antes de mais é preciso escolher uma ferramenta que vá de facto ter as chaves que precisamos na nossa bicicleta. Não procurem as “chinesas” que trazem todo o tipo de chaves que não são precisas, além da qualidade do material não ser a melhor.

 

 

5-descrava

 

DESMONTA CORRENTES – Se a corrente partir é uma ferramenta indispensável para a reparar e voltar a pedalar. Felizmente nunca precisei, mas já perdi a conta ao número de vezes que o emprestei.

 

 

6-pano

 

 

PANO – Para limpar as mãozinhas depois de mudar um pneu ou de reparar uma corrente. Podem também aproveitá-lo para embrulhar todas as ferramentas e colocá-las na bolsa da bicicleta, evitando assim os barulhos.

 

 

7-id

 

DADOS PESSOAIS – Se fores sozinho, tiveres um azar e ficares inconsciente é importante poderem identificar-te e saber quem contactar. Hoje em dia até mesmo para situações de trânsito é importante andar sempre com identificação. (Segundo a nova legislação é obrigatório ser portador de documento de identificação.)

 

 

8-telemovel

 

TELEMÓVEL (opcional) – Se fores andar sozinho é sem dúvida um item importante para poder contactar alguém em caso de emergência. Se for um passeio com amigos é deixá-lo em casa a descansar para poderes tu também ter uma folga do telemóvel… se bem que a maior parte do pessoal vai levar sempre o telemóvel, para fazer o tracking e tal!

 

A nível de arrumação, à excepção da bomba, da identificação e do telemóvel, vai tudo bem arrumado na bolsa da bicicleta por baixo do selim. Assim, não há risco de esquecer de nada, anda sempre tudo lá! 😉

 



6 COMENTÁRIOS

  1. Falta aí nessa lista algumas coisas que na minha opinião são importantes: Kit primeiros socorros; Spray Frio para dores musculares; elos de engate rápido; válvulas de câmara de ar mais peça para retirar a mesma; abraçadeiras plástico de vários tamanhos; papel higiénico;um bocado de arame; alicate pontas/corte; par de luvas trabalho; dinheiro (levo sempre 10 euros); barras energéticas ou uma banana, entre outros! Este é algum do equipamento que costumo levar na mochila, prefiro andar com mais algum peso do que ficar enrascado num lado qualquer! Boas pedaladas! 🙂